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“mandou ele pra fora do campo” / “mandou-o para fora do campo” (8º parágrafo)


De acordo com as autoras, a diferença entre as formulações acima se explica não por adequação de linguagem, mas sim por diferença entre gramáticas.


Essa diferença, considerando o português brasileiro, pode ser descrita como a possibilidade do uso de:

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E, a depender do gênero textual, muitos aspectos gramaticais da fala já ganham espaço na escrita. (6º parágrafo)


De acordo com o filósofo russo Mikhail Bakhtin, os gêneros de discurso são formas relativamente estáveis de enunciados que circulam nas diferentes esferas da atividade humana. Cada gênero articula tema, forma composicional e estilo característicos.


A ocorrência de um estilo mais próximo da fala pode ser esperada, sobretudo, no seguinte gênero:

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Considere o poema “Pronominais”, de Oswald de Andrade: “Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da Nação Brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso camarada / Me dá um cigarro” (Pau Brasil, 1925).


Em relação ao exposto no 6º parágrafo, o poema modernista pode ser compreendido como um modo de:

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No 4º e 5º parágrafos, as autoras recuperam brevemente a história das chamadas gramáticas tradicionais, destacando uma superposição frequente entre descrição e normatização.


Um exemplo de formulação apenas descritiva encontra-se no seguinte trecho, com ortografia adaptada, da edição de 1894 da Gramática portuguesa de João Ribeiro:

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Com base no 3º parágrafo, transcrito abaixo, responda à questão.

O contato com a escola e a leitura, caso o indivíduo tenha essa oportunidade, pode viabilizar o contato com outras estruturas e levá-lo, através da “aprendizagem”, a utilizar formas que não fazem parte da sua língua interna, mas que podem aparecer quando ele escreve ou quando monitora/controla sua fala em situações mais formais.



No parágrafo, há uma oração condicional, a partir da qual é possível fazer a seguinte inferência acerca da escolarização básica: