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CEV-URCA - 2025 - Prefeitura de Brejo Santo - CE - Pedagogo
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Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Art.27 determina:
“É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.” (Brasil,2015).
Marque a opção INCORRETA quanto à incumbência do poder público de assegurar uma educação de qualidade às pessoas com deficiência:
“É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.” (Brasil,2015).
Marque a opção INCORRETA quanto à incumbência do poder público de assegurar uma educação de qualidade às pessoas com deficiência:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Do ponto de vista processual ou prático, "o currículo é um objeto que se constrói no processo de configuração, implantação, concretização e expressão de determinadas práticas pedagógicas e em sua própria avaliação, como resultado das diversas intervenções que nele se operam" (Sacristán,2017, p.17). No livro O currículo: uma reflexão sobre a prática, o autor citado apresenta seis (6) níveis ou fases do significado do currículo. Relacione as colunas 1 e 2, identificando a correspondência entre os níveis de significado do currículo:
Coluna 1
1. Currículo prescrito 2. Currículo apresentado 3. Currículo moldado pelos professores 4. Currículo em ação 5. Currículo realizado 6. Currículo avaliado
Coluna 2
( ) Mantém uma constância em ressaltar determinados componentes sobre outros, mas acaba impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servindo de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc.
( ) Se reflete em aprendizagens dos alunos, mas também afeta os professores, na forma de socialização profissional, e inclusive se projeta no ambiente social, familiar, etc.
( ) O professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e significados dos currículos, moldando a partir de sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita, seja através da prescrição administrativa, seja do currículo elaborado pelos materiais, guias e livros-texto, entre outros.
( ) Existe uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito, realizando uma interpretação deste.
( ) É na prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais sustentam o que é a ação pedagógica. Nele podemos notar o significado real do que são as propostas curriculares.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
Coluna 1
1. Currículo prescrito 2. Currículo apresentado 3. Currículo moldado pelos professores 4. Currículo em ação 5. Currículo realizado 6. Currículo avaliado
Coluna 2
( ) Mantém uma constância em ressaltar determinados componentes sobre outros, mas acaba impondo critérios para o ensino do professor e para a aprendizagem dos alunos.
( ) São aspectos que atuam como referência na ordenação do sistema curricular, servindo de ponto de partida para a elaboração de materiais, controle do sistema, etc.
( ) Se reflete em aprendizagens dos alunos, mas também afeta os professores, na forma de socialização profissional, e inclusive se projeta no ambiente social, familiar, etc.
( ) O professor é um agente ativo, muito decisivo na concretização dos conteúdos e significados dos currículos, moldando a partir de sua cultura profissional qualquer proposta que lhe é feita, seja através da prescrição administrativa, seja do currículo elaborado pelos materiais, guias e livros-texto, entre outros.
( ) Existe uma série de meios, elaborados por diferentes instâncias, que costumam traduzir para os professores o significado e os conteúdos do currículo prescrito, realizando uma interpretação deste.
( ) É na prática real, guiada pelos esquemas teóricos e práticos do professor, que se concretiza nas tarefas acadêmicas, as quais sustentam o que é a ação pedagógica. Nele podemos notar o significado real do que são as propostas curriculares.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Luckesi (2013), o ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido. Em seu livro Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudo e proposições, o autor apresenta três tipos de prática de planejamento que vêm sendo feitas na escola. Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
________ é o processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional;
________ é uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem;
________ é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo que torne o ensino seguro, econômico e eficiente.
________ é o processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de prioridades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional;
________ é uma tarefa multidisciplinar que tem por objeto a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos do conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem;
________ é a previsão inteligente e bem articulada de todas as etapas do trabalho escolar que envolvem as atividades docentes e discentes, de modo que torne o ensino seguro, econômico e eficiente.
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O Regimento Escolar é um documento normativo que estabelece as regras e diretrizes para o funcionamento de uma instituição de ensino. Sobre o Regimento Escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento fundamental para a gestão e o funcionamento de uma instituição de ensino. De acordo com Celso dos S. Vasconcellos (2023), considere as afirmações do excerto e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização definitiva de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, definindo claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade.
( ) Uma das características do PPP, quanto à sua abrangência, é ser: amplo, integral, global. É o mais abrangente no nível em que está sendo planejado; funciona como uma espécie de “guarda-chuva” para outros projetos, acolhendo, dando unidade e organicidade à instituição escolar.
( ) A estrutura básica da elaboração do PPP na linha do Planejamento Participativo é composta de dois grandes elementos: Marco Referencial e Diagnóstico, que correspondem, respectivamente, à Projeção de Finalidades e Análise da Realidade — dimensões do processo de planejamento.
( ) Quanto à concretização: é processual. Não se esgota na elaboração de um texto ou documento, ou na realização de uma atividade. Vivencia a dialética instituído-instituinte. Pauta-se no exercício crítico, na avaliação permanente, na articulação constante entre ação-reflexão-ação. Está, portanto, sempre sendo (re)construído.
( ) Uma das finalidades do PPP é ser um canal de participação efetiva; superar práticas autoritárias e/ou individualistas. Ajudar a superar imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente.
( ) A coordenação precisa ter muita clareza da proposta metodológica de elaboração do projeto, dominar bem as técnicas, os passos de construção e realização, para ter firmeza na condução do processo. Sendo assim, a coordenação do trabalho de elaboração do projeto deve ser feita por alguém da mantenedora ou pela direção da instituição (pela questão do poder que costuma representar, de fato ou no imaginário do grupo).
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização definitiva de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, definindo claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade.
( ) Uma das características do PPP, quanto à sua abrangência, é ser: amplo, integral, global. É o mais abrangente no nível em que está sendo planejado; funciona como uma espécie de “guarda-chuva” para outros projetos, acolhendo, dando unidade e organicidade à instituição escolar.
( ) A estrutura básica da elaboração do PPP na linha do Planejamento Participativo é composta de dois grandes elementos: Marco Referencial e Diagnóstico, que correspondem, respectivamente, à Projeção de Finalidades e Análise da Realidade — dimensões do processo de planejamento.
( ) Quanto à concretização: é processual. Não se esgota na elaboração de um texto ou documento, ou na realização de uma atividade. Vivencia a dialética instituído-instituinte. Pauta-se no exercício crítico, na avaliação permanente, na articulação constante entre ação-reflexão-ação. Está, portanto, sempre sendo (re)construído.
( ) Uma das finalidades do PPP é ser um canal de participação efetiva; superar práticas autoritárias e/ou individualistas. Ajudar a superar imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente.
( ) A coordenação precisa ter muita clareza da proposta metodológica de elaboração do projeto, dominar bem as técnicas, os passos de construção e realização, para ter firmeza na condução do processo. Sendo assim, a coordenação do trabalho de elaboração do projeto deve ser feita por alguém da mantenedora ou pela direção da instituição (pela questão do poder que costuma representar, de fato ou no imaginário do grupo).
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: