40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Algumas doenças ou procedimentos cirúrgicos levam o indivíduo a apresentar dificuldade de locomoção, que pode ocorrer devido à dor, fadiga, deficiência de equilíbrio, instabilidade articular, fraqueza muscular ou como forma de proteção ao procedimento realizado. Para esses indivíduos, os dispositivos auxiliares de marcha, ou de locomoção, são capazes de compensar ou minimizar essas alterações, sejam elas temporárias ou permanentes, permitindo caminhar com maior segurança, rapidez e menor gasto energético. Os meios auxiliares de locomoção proporcionam maior estabilidade de marcha e redução de carga nos membros inferiores. Sabendo disso, analise as afirmativas sobre os meios auxiliares de locomoção e assinale a alternativa correta:
I. São exemplos de meios auxiliares de locomoção: bengalas, muletas e andadores.
II. Nunca subir escadas ou escadas rolantes com bengalas ou muletas, somente com andadores, que são mais estáveis.
III. Na bengala, o apoio das mãos deve ser feito ao nível do trocânter maior do fêmur.
IV. Na muleta axilar, o cotovelo deve estar aproximadamente em 30 graus de flexão, enquanto na bengala, deve estar em 60 graus de flexão.
O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia - Resolução nº 424, de 08 de Julho de 2013, dispõe sobre os deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão. Diante disso, analise as seguintes afirmações.
I. É proibido ao fisioterapeuta: recomendar, prescrever e executar tratamento quando desnecessário ou que seja proibido por lei ou pela ética profissional.
II. É permitido ao fisioterapeuta: divulgar, para fins de autopromoção, declaração, atestado, imagem ou carta de agradecimento emitida por cliente/paciente/usuário ou familiar deste, em razão de serviço profissional prestado.
III. É permitido ao fisioterapeuta: divulgar e prometer terapia infalível e secreta desde que tenha amplo domínio da técnica proposta.
IV. É proibido ao fisioterapeuta: substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal, terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta morfoanalista, terapeuta holístico, repegista, quiropraxista, osteopata, pilatista, bobatiano, esteticista, entre outros.