limpar filtros
Questões por página:
A Deficiência Múltipla não é simplesmente a soma de duas ou mais deficiências separadas, mas sim uma condição de complexa interação.
A principal característica definidora no contexto educacional é:
Historicamente, o termo “Retardo Mental” foi utilizado para descrever a condição hoje denominada Deficiência Intelectual.
Analise as afirmativas abaixo levando em consideração os motivos para tal mudança terminológica em publicações importantes (como o DSM-5 e documentos da AAIDD).
1. O reconhecimento de que o termo “Retardo Mental” havia adquirido conotação pejorativa e a busca por uma linguagem mais respeitosa, precisa e focada nas capacidades adaptativas.
2. A constatação de que o Retardo Mental era uma condição exclusivamente de origem genética.
3. A necessidade de classificar separadamente os casos leves dos casos severos de comprometimento cognitivo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Deficiência Intelectual é considerada de etiologia multifatorial.
Assinale a alternativa que representa corretamente uma causa pós-natal de Deficiência Intelectual.
A perspectiva construtivista de alfabetização, fundamentada nos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre os níveis de escrita, não se caracteriza como um “método” tradicional, mas como uma abordagem pedagógica.
Nesse sentido, qual é a implicação central do Construtivismo para o processo de alfabetização em sala de aula?
Assinale a alternativa que indica corretamente conceito central no diagnóstico e planejamento de suporte para a Deficiência Intelectual, manifestado da seguinte forma: no domínio Conceitual (habilidades como linguagem, leitura, escrita, raciocínio), no domínio Social (habilidades como empatia, julgamento social, comunicação interpessoal) e no domínio Prático (habilidades como autocuidado, responsabilidade no trabalho, uso de dinheiro).