limpar filtros
Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

“Já ninguém se ilude quanto aos desígnios da empreitada, a cuja execução estamos assistindo. Os atos sucessivos dos ministérios da guerra e do ministério da justiça, providencialmente reunidos nas mesmas mãos, em relação ao exército e à guarda nacional não deixam dúvida nenhuma sobre o projeto que o gabinete acaricia e cujo deslanche se aproxima.”

Adaptado de Ruy Barbosa. Diário de Notícias.9 de novembro de 1889.

Com base na leitura do trecho e no contexto histórico, assinale a opção que apresenta corretamente a relação do governo de Deodoro da Fonseca com os militares.
Leia o trecho a seguir.

“Os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a riqueza nas mãos de um pequeno número ao lado da indigência da multidão, sem falar da corrupção dos costumes, deu em resultado um temível conflito. Esta situação preocupa os doutos, os sábios, as reuniões populares, os legisladores e os conselhos dos governantes, e não há, presentemente, outra causa que impressione com tanta veemência o espírito humano. É por isto que, Veneráveis Irmãos, o que em outras ocasiões temos feito, para bem da Igreja e da salvação comum dos homens, em Nossas Encíclicas sobre a soberania política, a liberdade humana, a constituição cristã dos Estados e outros assuntos análogos, falando-vos da Condição dos Operários.”

Adaptado de Carta Encíclica “Rerum Novarum” do Sumo Pontífice Papa Leão XIII. Roma,15 de maio de 1891.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que a posição da Igreja Católica, diante das transformações sociais e econômicas do século XIX, passou a
Leia o trecho a seguir sobre o papel da América Latina na Guerra Fria.

“Mais do que fatores econômicos, as colaborações tinham dimensões estratégicas no início da Guerra Fria: políticos estadunidenses temiam que a URSS pudesse influenciar os governantes e intelectuais locais da América Latina em uma possível expansão do comunismo, e trocas comerciais, ajuda externa e políticas internacionais de saúde para a região colaborariam na demonstração de que progresso social seria possível.”

Adaptado de: Andrade, Rômulo. Amazônia na era do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz,2024, p.136.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que descreve corretamente os elementos característicos da relação entre os Estados Unidos e a América Latina durante a Guerra Fria.
Com base no contexto histórico, assinale a opção que apresenta corretamente a relação entre a Comuna de Paris e os territórios franceses na África.
Leia o trecho a seguir da entrevista concedida

Monica Dantas - A definição das áreas de investigação nos cursos de História centradas no recorte regional ou nacional ainda é produtiva?
Stuart Schwartz - Os efeitos da globalização são perceptíveis. As abordagens regionais predominaram na academia por um longo tempo. As ciências sociais ambicionam, porém, um conhecimento mais generalizante e uma perspectiva menos cultural de seu campo de estudos específicos. Essa postura, aliada à tendência em direção a estudos sobre a globalização diminuiu o papel de especialistas regionais e de centros regionais.
Adaptado de: Kantor, Iris; Monica Dantas. Entrevista com Stuart B. Schwartz. Novos Estudos,89,2011, p.167.

Considerando o trecho da entrevista e as diretrizes da BNCC para o ensino de História na Educação Básica, assinale a alternativa que apresenta corretamente como o documento relaciona o fenômeno da globalização ao processo de ensino-aprendizagem histórica.

I Propõe compreender os fenômenos nacionais em diálogo com contextos mais amplos, não apenas no período contemporâneo, mas também em relação à história antiga.
II. Defende a eliminação da separação entre a História Geral e a História do Brasil, tratando os eventos históricos como parte de processos em escala global.
III. Reconhece a globalização como um evento de dimensão geográfica e, por isso, opta por especializar o currículo nas diversidades regionais brasileiras, compreendidas como expressões da identidade nacional.

Está correto o que se afirma em