80 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 16
Questões por página:
Um modo de evitar que processos como o planejamento e a avaliação das atividades pedagógicas se tornem engessados é incorporar dinâmicas de retroalimentação (feedback), nas quais o próprio andamento das ações serve de referência para ajustes contínuos.
Assinale a opção que indica uma atividade contendo dinâmica de retroalimentação.
As concepções curriculares contemporâneas valorizam a interdisciplinaridade e a transversalidade. Embora ambos os conceitos estejam voltados à integração dos saberes, cada um destaca aspectos específicos dessa articulação.
Assinale a opção que apresenta corretamente o sentido da transversalidade.
Leia o trecho a seguir, que trata da escola como meio social.
“Não há, pois, nenhum meio direto de controlar ou governar a educação que a geração infantil recebe, salvo o de preparar o ambiente em que a criança age, pensa e sente. Não se educa diretamente, mas indiretamente pelo meio social. É, pois, na preparação desse meio especial de educação – a escola – que podemos e devemos dispor as condições pelas quais a criança venha a crescer em saber, em força e felicidade.” WESTBROOK, Robert B. “Ensaio” In: ROMÃO, J. E.; RODRIGUES, V. L. (orgs.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.
Assinale a opção que exemplifica corretamente o aspecto da educação escolar destacada no trecho acima.
Socialização é o processo pelo qual a criança incorpora valores, normas e conhecimentos fundamentais de sua sociedade envolvente, à medida em que tem transmitido para si um legado cultural determinado.
Assinale a opção que explica corretamente a distinção entre socialização primária e socialização secundária.
Leia o trecho a seguir, a respeito da relação escola-família.
“Da mesma forma como procura diagnosticar as dificuldades pedagógicas dos alunos para atendê-los de acordo com suas necessidades individuais, a escola deve identificar as condições de cada família, para então negociar, de acordo com seus limites e possibilidades, a melhor forma de ação conjunta. Assim como não é produtivo exigir que um aluno com dificuldades de aprendizagem cumpra o mesmo plano de trabalho escolar dos que não têm dificuldades, não se deve exigir das famílias mais vulneráveis aquilo que elas não têm para dar.”
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (orgs.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO; MEC,2009.
Com base no texto, assinale a opção que reflete o tipo de abordagem proposta para esta relação.