limpar filtros
Questões por página:
Os níveis de prevenção das doenças são definidos como conjunto de ações para manter a qualidade de vida de indivíduos, famílias e comunidades. A literatura médica conceitua quatro níveis de prevenção de doenças. Diante disto, marque a alternativa que define o nível quaternário de prevenção.

A Reforma Sanitária Brasileira foi um importante movimento que envolveu profissionais e gestores de saúde, além de pesquisadores, políticos e sociedade. O movimento aconteceu no contexto da luta contra ditadura, referindo-se a um conjunto de ideias para transformações necessárias no setor da saúde.



Sobre os marcos da Reforma Sanitária, analise os itens abaixo:


I. A Reforma Sanitária culminou na VIII Conferência Nacional de Saúde.


II.A nomeação do médico Oswaldo Cruz foi essencial para o controle de doenças transmissíveis, como por exemplo a varíola.


III.A VIII Conferência Nacional de Saúde resultou no direito universal à saúde, presente na Constituição de 88.


IV.A chegada dos imigrantes europeus no país agravou a situação da saúde da população brasileira.



É correto o que afirma em:

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi marcada por uma série de lutas, entraves e conquistas. Foi um período marcado pela rearticulação das forças políticas nacionais e de mobilização popular pela democratização da saúde, além do próprio regime político do país. Tendo como base a história das políticas públicas de saúde até a conquista do SUS, observe as afirmativas a seguir:



I. No Brasil Colônia existia um sistema de saúde estruturado por meio das Santas Casas de Misericórdia, onde a população procurava médicos de família, além de recorrer a curandeiros e interpretações mágico-religiosas.


II. No Brasil Império foram criadas as primeiras faculdades de medicina no país, além da Junta Central de Higiene Pública que atuava no combate as pestes e coordenava atividades sanitárias, incluindo fiscalização e a Inspetoria de Saúde dos Portos.


III. Em 1904 foi instituída a vacinação obrigatória contra a varíola, que foi aceita pela maioria da população, visto que foi amplamente discutido na sociedade, trazendo grandes melhorias para controle das epidemias vigentes na época.


IV. Desde 1988, a Constituição Federal instituiu a centralização da prestação de serviços de saúde, ou seja, a União passou a ser a única responsável, tornando as esferas de Estado e Municípios diretamente subordinadas a ela.



Está correto o que se afirma em:

Em reunião do Conselho Municipal de Saúde, o presidente discute questões referentes às políticas de saúde municipais e a importância da participação popular. Para isso, iniciou sua fala trazendo alguns marcos históricos importantes para a construção do SUS. Ele falou das epidemias que assolavam a população no início do século XX, da criação do Instituto Oswaldo Cruz, da Revolta da Vacina, da Lei Eloy Chaves, do sucateamento do setor público, do abandono de programas de saneamento básico, da VIII Conferência Nacional de Saúde e, por fim, do marco inicial do SUS concomitante com a redemocratização do país.



Diante do que destacou o presidente do Conselho, assinale a alternativa correta sobre as Políticas de Saúde do Brasil.

Uma mulher de 30 anos apresentando gestação de risco aguardava para ser atendida em um hospital de base quando se sentiu mal e pediu para antecipar a sua consulta. O médico atendeu ao pedido da paciente e a colocou como a primeira na lista de atendimento, seguindo o princípio doutrinário do SUS relacionado à: