Questões da prova:
        FGV - 2015 - TJ-RO - Analista Judiciário - Pedagogia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  70 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1 de 14                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                TJ-RO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Direito Constitucional                    
                  
                  
                
              
            A Emenda Constitucional nº 45/2004,  conhecida como reforma do Judiciário,  introduziu nas normas constitucionais o conceito de formação permanente do Magistrado,  ou seja,  trabalha com a ideia de formação inicial e continuada. Nesse sentido,  foi concebida a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM como um órgão nacional que sistematiza e coordena as atividades das escolas judiciais. De acordo com o texto constitucional,  a ENFAM funciona junto ao:
    
                Concurso:
                TJ-RO
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Gestão de Pessoas                    
                  
                  
                
              
            “A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem,  ao conhecimento,  ao pensar,  ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos” (Vitor da Fonseca,  na obra “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.”). O autor,  embora português,  relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas,  envolvendo a competência de gestão:
    Paula,  funcionária de uma importante organização do setor judiciário,  recebeu a incumbência de rever o planejamento de programas e atividades de formação e aperfeiçoamento de sua instituição. Como pedagoga,  Paula sabia que os objetivos educacionais representam uma parte essencial de tais programas e atividades e decidiu organizar os cursos a partir da conhecida taxonomia de Bloom. Ela optou por começar com a taxonomia do domínio cognitivo,  que tem como princípio organizador a complexidade dos processos intelectuais,  e compõe-se de seis categorias ordenadas da menos para a mais complexa,  da seguinte forma:
    Um dos elementos importantes na estrutura da universidade corporativa é a forma pela qual os conteúdos estão organizados em programas de aprendizagem. Na abordagem baseada em competências,  há três tipos de programas que são bastante comuns às organizações. São eles:
1) programa de aprendizagem que envolve competências que todos os empregados,  independentemente do nível hierárquico,  precisam saber;
  2) programa de aprendizagem que envolve competências comuns a muitas unidades ou áreas da organização; e
  3) programa de aprendizagem que envolve competências exclusivas de determinadas unidades ou áreas da organização.
  Tais programas de aprendizagem estão associados a currículos que sustentam a universidade corporativa. Assim,  é correto afirmar que os programas listados estão relacionados,  respectivamente,  aos seguintes currículos:
Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área,  Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades,  para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é: