Questões da prova:
        FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista Ministerial - Pedagogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  65 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 5 de 13                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      Os estudos atuais indicam que o modelo clássico  de escola,  com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina,  parece não mais dar conta da complexidade  do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a  necessidade de mudar a escola,  de aproximá-la mais  da sociedade e de envolver mais os estudantes no  processo de aprendizagem. É nessa direção que,  nos  anos 1990,  o trabalho com projetos,  voltado para uma  visão mais global do processo educativo,  ganhou  força no Brasil e no mundo.
A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:
1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.
Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:
1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.
Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
      Analise o texto abaixo:
No artigo 210 da Constituição Federal (1988) consta que serão fixados conteúdos mínimos para………………, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores………………, nacionais e regionais
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      No artigo 210 da Constituição Federal (1988) consta que serão fixados conteúdos mínimos para………………, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores………………, nacionais e regionais
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
      Os estudos que abarcam questões relacionadas  ao planejamento escolar pautado na perspectiva dos  Projetos de Trabalho apostam na possibilidade de  uma organização curricular fundamentada na resolução de problemas e que os estudantes:
1. Se sintam envolvidos e aprendam a realizar pesquisas.
2. Aprendam a buscar informações.
3. Aprendam a selecionar as informações, organizá-las e interpretá-las.
4. Saibam como tornar público o processo de pesquisa.
5. Esperem sempre o professor tomar as decisões a respeito do rumo da pesquisa.
6. Assumam uma postura passiva diante do conhecimento.
7. Aprendam que o conhecimento ocorre sempre de maneira linear e fragmentada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      1. Se sintam envolvidos e aprendam a realizar pesquisas.
2. Aprendam a buscar informações.
3. Aprendam a selecionar as informações, organizá-las e interpretá-las.
4. Saibam como tornar público o processo de pesquisa.
5. Esperem sempre o professor tomar as decisões a respeito do rumo da pesquisa.
6. Assumam uma postura passiva diante do conhecimento.
7. Aprendam que o conhecimento ocorre sempre de maneira linear e fragmentada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
             Questão Anulada
          
          
        
            
      Na história da educação brasileira,  é possível identifcar várias concepções,  tendo em vista os ideais da  formação do homem para a sociedade de cada época. Pesquisadores afrmam que as principais correntes  pedagógicas identifcadas no Brasil são: a tradicional,   a crítica e a pós-crítica.
A tendência Tradicional:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A tendência Tradicional: