limpar filtros
Questões por página:
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), nos termos do Decreto Federal no 3.298/1999, é vinculado ao Ministério da(os)
Os índices de frequência, gravidade e custo, relacionados ao Fator Acidentário de Prevenção (FAP), nos termos do Decreto no 6.042/2007, serão calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de(a)
Um trabalhador, muito empenhado em alcançar reconhecimento em sua profissão, é transferido de unidade duas vezes em um ano, assumindo compulsoriamente um posto de gerência, enquanto a amplitude de controle em sua organização de trabalho aumentava. As tarefas que assume são pouco especializadas e não estão de acordo com suas habilidades, obrigando-o a lidar diariamente com o público. Para compensar suas deficiências no novo posto, aumenta a carga de trabalho em busca de treinamento. Após adaptar-se ao novo papel, mudanças de diretriz na empresa o obrigam a modificar as rotinas de trabalho recém-aprendidas. Vive risco permanente de perda de emprego, e suas novas obrigações incluem o comunicado de demissão a seus colegas. Em certa ocasião, busca atendimento médico queixando-se de muito cansaço físico, dificuldade de iniciar o sono, ansiedade permanente e muita irritação ao pensar no trabalho (que até então havia sido fonte de orgulho e satisfação pessoal), dificuldade de concentração e uma forte anestesia emocional em relação aos colegas de trabalho e aos clientes, por quem chega a sentir desprezo. Sentindo-se injustiçado por sua empresa, aumentou muito seu absenteísmo e percebe estar sendo vigiado por seus superiores, o que o faz supor que esteja prestes a ser demitido, devido à sua baixa produtividade e ao seu comportamento irresponsável. Apesar do quadro descrito no trabalho, encontra satisfação em sua vida familiar, ainda que um pouco prejudicada por chegar a casa muito tenso e estressado. Anseia pelos afastamentos de fim de semana e pelas férias, as quais planeja minuciosamente.

De acordo com as categorias reconhecidas pelo Ministério da Saúde, a situação clínica acima é característica da(o)
Uma empresa passa por uma reestruturação que modifica a forma como o trabalho é organizado.

Considerando-se a intenção de minimizar o estresse no ambiente de trabalho, uma iniciativa adequada do comando da empresa seria
O gerente de uma agência bancária vai ao serviço médico da empresa pedir remédios que o ajudem a dormir. Na consulta, afirma que a insônia terminal está tirando seu ânimo para o trabalho, influenciando negativamente sua produtividade e tirando a satisfação que sentia nas atividades cotidianas que até ali sempre haviam sido prazerosas. Sente-se permanentemente cansado e, sem apetite, vem perdendo muito peso. Diz que pela primeira vez na vida está vivendo essa situação, que vem acontecendo diariamente, há quase um mês. Informa também não abusar de substâncias e não ter problemas de tireoide. Questionado sobre o motivo de não ter procurado ajuda médica antes, explica que foi alertado por outros gerentes de que aquele não era o momento adequado para tirar uma licença médica, pois ele já se havia licenciado naquele ano, devido a uma mononucleose. Indagado sobre sua atual situação no trabalho, ele relata que há dois meses começou a cometer uma série de erros na execução de suas tarefas, causados pelo recebimento de dados incorretos de seus colegas, e que atrasou a entrega de alguns materiais que precisava preparar, devido à dificuldade de acesso à impressora, controlada por outro gerente. Comenta estar tendo dificuldades no trabalho em equipe porque suas sugestões e decisões vêm sendo contestadas sistematicamente, e seu trabalho sempre criticado de forma exagerada, tendo piorado ultimamente com sugestões de que ele estaria ficando maluco. Com essas situações, acabou perdendo a oportunidade de uma promoção, o que o levou a alguns conflitos com a esposa e a filha adolescente.

Essas informações durante a consulta indicam ao médico do trabalho que o diagnóstico do gerente é de um(a)