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        FMP - 2015 - DPE-PA - Defensor Público
      
      
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             Questão Anulada
          
          
        
            
      Tendo  em  vista  o  conteúdo  jurídico  dos  poderes  administrativos  considere  as  seguintes assertivas: 
I - A pena de demissão aplicada a um servidor público decorre da aplicação do poder hierárquico.
II - A duração razoável do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação não se aplicam aos procedimentos instaurados por ocasião do exercício do poder disciplinar.
III - Constituem expressão do exercício do poder hierárquico dar ordens aos subordinados, controlar a atividade dos órgãos inferiores e delegar atribuições que não lhe sejam privativas.
IV - O poder normativo pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução.
Estão corretas, apenas:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I - A pena de demissão aplicada a um servidor público decorre da aplicação do poder hierárquico.
II - A duração razoável do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação não se aplicam aos procedimentos instaurados por ocasião do exercício do poder disciplinar.
III - Constituem expressão do exercício do poder hierárquico dar ordens aos subordinados, controlar a atividade dos órgãos inferiores e delegar atribuições que não lhe sejam privativas.
IV - O poder normativo pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução.
Estão corretas, apenas:
      Considerando-se que determinadas normas da Constituição Federal entre as quais  se  destacam  as  constantes  dos  arts.  25  a  28,   arts.  29  a  31  e  do  art.  34,   são de  observância  obrigatória,   seja  de  modo  implícito,   seja  explicitamente  nas  constituições  estaduais,   é  correto  afirmar que:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Em 22 de dezembro de 2014,   o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do  Sul  deferiu  medida  liminar  na  ADI  (n°  70063154371)  proposta  pela  FECOMÉRCIO-RS  para  suspender os efeitos da Lei RS n° 14.653 que fixou novo piso do salário mínimo regional (entre R$ 1.006,08  e  R$  1.276,00)  que  passaria  a  vigorar  a  partir  1º   de  fevereiro  de  2015,   ficando  em  suspenso o  reajuste  de  16%  até que a  ação  fosse julgada  em  definitivo.  Em  23/3/2015,   por  16  votos contra 8,   foi julgada  improcedente aquela ação. Tendo por premissa a aplicação subsidiária  da Lei n° 9.868/99,  que  regula o processo e o procedimento da ADI e da ADC perante o STF,  em  especial  o  que  disciplina  quanto  à  concessão  de  medidas  liminares,   decisões  de  mérito  e  modulação de efeitos,   relativamente ao caso concreto supra  referido é correto afirmar que:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      O  Tribunal  de  Justiça do  Estado do  Rio Grande  do  Sul,   em  face  de  um  conjunto  expressivo  de  demandas  ajuizadas  por  professores  da  rede  pública  de  ensino  daquele  Estado  postulando  a  aplicação  da  Lei  n°  11.738/08,   em  26  de  maio  de  2014,   julgou  incidente  de  inconstitucionalidade,   proferindo  a  seguinte  decisão:  “INCIDENTE  DE INCONSTITUCIONALIDADE. PARÁGRAFO 4º  DO ARTIGO 2º DA LEI FEDERAL N° 11.738/08.  CARGA  HORÁRIA  DOS  PROFISSIONAIS  DO  MAGISTÉRIO  PÚBLICO  DA  EDUCAÇÃO  BÁSICA.  INCONSTITUCIONALIDADE  FORMAL  ORGÂNICA  E  MATERIAL.  PACTO  FEDERATIVO E IGUALDADE. VIOLAÇÃO.  Insuperável o vício de inconstitucionalidade da norma  federal  que  estabelece  a  jornada  de  trabalho  para  os  profissionais  do  magistério  público  da  educação básica,   invadindo a competência dos demais entes federados,   em clara extrapolação ao  que  lhe  cometera  o  disposto  no  artigo  60,   inciso  III,   alínea  “e”,   do ADCT -   que  se  restringe  â  fixação  de  um  piso  nacional  para  a  categoria.  Inconstitucionalidade  formal  orgânica.  A  Lei 11.378/08  é  de  caráter nacional,   não  se  resumindo  ao  âmbito  da  União.  Violação  ao  Pacto  Federativo. A  Carta Maior consagra  na  figura do Presidente da  República a  iniciativa  legislativa  privativa para as leis que disponham sobre  “servidores públicos da União e Territórios,   seu regime  jurídico,   provimento de  cargos,   estabilidade  e  aposentadoria”,   ex  vi do  artigo  61,   §  1º,   inciso  II, alínea  “c”.  A  redação  é  de  observância  obrigatória  pelos  Estados-membros,   já  que  Princípio  Constitucional Extensível  (simetria)  que  integra  a  estmtura  da  federação,   observada,   portanto,   também  pelos  Municípios.  Precedentes  do  STF.  Ao  dispor  sobre  jornada  de  trabalho  dos  profissionais do magistério público da educação básica em nível nacional,  não apenas o  legislador  federal  extrapolou  os  limites  estabelecidos pela  Constituição  Federal,   no Ato  das  Disposições  Constitucionais  Transitórias -  no  artigo  60,   inciso  III,   alínea  “e”,   como,   comprometendo  o pacto  federativo,   adentrou na  competência dos demais entes  federados para estabelecerem a própria  legislação  a  respeito  do  regime  jurídico  dos  seus  servidores  públicos.  Inconstitucionalidade  material:  viola  o  princípio  da  isonomia  a  Lei que  trata  de  forma  igual situações absolutamente  desiguais,   como são as diferentes realidades vivenciadas pelas mais diversificadas comunidades  ao  longo  do  território  nacional.  INCIDENTE  JULGADO  PROCEDENTE PARA  DECLARAR A  INCONSTITUCIONALIDADE DO § 4º  DO ARTIGO 2º  DA LE111.738/2008,  POR MAIORIA”  
Com respeito a essa decisão é correto afirmar que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Com respeito a essa decisão é correto afirmar que:
      Tendo em consideração o que se contém nas assertivas  I e  II,  assinale a alternativa  correta:
I - CF/88, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Art. 34, caput: “O sistema tributário nacional entrará em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação determinada pela Emenda n. 1, de 1969, e pelas posteriores”.
II - CF/88, Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I - CF/88, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, Art. 34, caput: “O sistema tributário nacional entrará em vigor a partir do primeiro dia do quinto mês seguinte ao da promulgação da Constituição, mantido, até então, o da Constituição de 1967, com a redação determinada pela Emenda n. 1, de 1969, e pelas posteriores”.
II - CF/88, Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.