Questões da prova:
        FGV - 2013 - Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - Pedagogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  80 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 5 de 16                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir. 
I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.
III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.
Assinale:
 
    I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.
III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.
Assinale:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,   apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares. 
Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":
1) responsabilidade da escola;
2) culpa da vítima;
3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.
Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
 
    Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":
1) responsabilidade da escola;
2) culpa da vítima;
3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.
Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz‐se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social." 
Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
 
    Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação. 
Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.
I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Assinale:
 
    Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.
I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.
Assinale:
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico". 
Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
 
    Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento