Questões da prova:
        IBFC - 2022 - EBSERH - Pedagogo
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 5 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                     As práticas pedagógicas governam diretamente o desenvolvimento epistemológico dos estudantes. Hipoteticamente, as habilidades de realizar uma tarefa corretamente dependem do modo como executa-se a intervenção educativa. Segundo Piaget (1975), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
 
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
 Tomando a citação “(...), tematizar um esquema de ação, tendo ele sido apenas meio ou instrumento para outras ações ou acontecimentos, implica inverter essa situação (ser meio para outros fins). (...), tem-se que reconstituí-lo, transformá-lo, tomar consciência de suas características e do quão bem ou mal ele cumpre suas funções. ” (Macedo,2010). A abordagem apresenta uma visão construtivista estruturada por meio de um trabalho que exige descentralizar e coordenar os diferentes pontos de vista produzidos no processo para adquirir o conhecimento. 
Leia abaixo, o conceito de tematizar para o autor.
“Tematizar é por isso, _________ um novo conhecimento, para um velho e ignorado saber, reduzido à sua boa ou má ________ instrumental.
(Macedo, Lino. Ensaios construtivistas.6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2010. Coleção Psicologia e educação. Dirigida pelo autor. P.16.)
 
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
    Leia abaixo, o conceito de tematizar para o autor.
“Tematizar é por isso, _________ um novo conhecimento, para um velho e ignorado saber, reduzido à sua boa ou má ________ instrumental.
(Macedo, Lino. Ensaios construtivistas.6 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2010. Coleção Psicologia e educação. Dirigida pelo autor. P.16.)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
 O estudo de novos procedimentos didáticos,  reorganização da dinâmica no ato de ensinar e a visão mais ampla sobre a trajetória do ato de aprender, indicam a existência de uma carência nítida do ensino tradicional. Assim, os procedimentos didáticos vão contribuir para formação do estudante: protagonista e formador do próprio conhecimento. Assim,  analise as afirmativas abaixo. 
I. Mobiliar a memória mais do que fomentar a produção dos saberes.
II. A formação de estudantes pesquisadores. Investigando as respostas à questão.
III. A formação de estudantes bons ouvintes. A opção de escolha e reflexão sobre o processo de aprendizagem e do educador.
IV. O importante é a ação de ler ou interpretar os textos.
 
Estão corretas as afirmativas.
    I. Mobiliar a memória mais do que fomentar a produção dos saberes.
II. A formação de estudantes pesquisadores. Investigando as respostas à questão.
III. A formação de estudantes bons ouvintes. A opção de escolha e reflexão sobre o processo de aprendizagem e do educador.
IV. O importante é a ação de ler ou interpretar os textos.
Estão corretas as afirmativas.
 A construção da relação professor e aluno corrobora com o conceito de integração nas metodologias ativas. Operacionalizando o acolhimento, a inclusão e a união. A este respeito, assinale a alternativa incorreta 
     A discussão sobre o método para a pedagogia tradicional, restrita em explorar os saberes anteriores dos alunos e voltada para a transmissão de conhecimentos, levou alguns teóricos a apresentar a pedagogia,  desenvolvida em um movimento construtivista,  que versa pelo estudante participativo e ativo e do professor como orientador, ser um mediador. Completar o sentido do papel do estudante e do papel do professor, de acordo com o enunciado. Sobre este perfil de professor, assinale a alternativa correta.