limpar filtros
Questões por página:

As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas.


O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão “familiaridade que provoca cegueira” para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal’, do ‘sempre foi assim’, para se referir:

O papel do professor sempre foi o de aproximar o aprendiz das novidades e descobertas, das informações e notícias. Ensinar, tornando conhecido o desconhecido. No atual estágio da nossa sociedade, as informações e inovações encontram-se disponíveis nos múltiplos ambientes virtuais acessíveis via Rede.


Para Pierre Lévy, o professor, então, torna-se o ponto de referência para orientar seus alunos no processo individualizado de aquisição e produção de conhecimentos e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para o desenvolvimento de processos de construção coletiva do saber, através da Educação:

O potencial de mudança da escola em um tipo de educação que favoreça a inter-relação dos diferentes grupos sociais e culturais, na perspectiva da construção da igualdade, pode ser promovido através de:
É importante ressaltar que, embora a escola possa refletir desigualdades estruturais, ela não se resume a um mero instrumento de reprodução. Afirmar que ela seja apenas um produto da sociedade é negar a riqueza e a possibilidade produtiva da escola, porque, afinal, ela também possui:
O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da: