Questões da prova:
        VUNESP - 2023 - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - Professor
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  55 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 11                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Na BNCC, assume a centralidade como unidade de trabalho no ensino de língua portuguesa: 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Português                    
                  
                  
                
              
             “O preconceito linguístico está ligado, em boa medida, à confusão que foi criada, no curso da história, entre língua e gramática normativa. Nossa tarefa mais urgente é desfazer essa confusão.” 
(Marcos Bagno,2007)
Um dos argumentos apresentado pelo autor para desfazer a confusão assinalada por ele consiste na ideia de que
 
    (Marcos Bagno,2007)
Um dos argumentos apresentado pelo autor para desfazer a confusão assinalada por ele consiste na ideia de que
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Português                    
                  
                  
                
              
            
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
       Com base em Koch & Elias (2011), as formas “Eu”, “hoje”,  “aqui” e “Agora” são elementos textuais denominados 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Português                    
                  
                  
                
              
            
                
             mostrar texto associado
          
          
          
          
          
          
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
       Supondo-se que um professor opte por explorar a construção da narrativa na tira, espera-se que os alunos consigam identificar, quanto ao emprego das formas verbais: 
    
                Concurso:
                Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             De acordo com a BNCC, “o Eixo da Análise Linguística/ Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos,  responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de sentido.” Um exemplo de habilidade que avalia o eixo descrito é: 
    