limpar filtros
Questões por página:
Sobre os fundamentos da arte-educação, existe um recorte temporal sobre conceitos de métodos de leitura de imagens evidenciados na década de 1970 nos Estados Unidos. O Educador mais conhecido neste processo foi Edmund Burke Feldman que encorajava a análise por um método comparativo apontando diferenças e semelhanças visuais. Neste método, o educador cumpria quatro estágios de análises. Correlacione os estágios com suas características conforme o método de Edmund Feldman.
I. Descrever. II. Analisar. III. Interpretar. IV. Julgar.
A. Dar sentido ao que observou na obra, procurando identificar quais os sentidos, ideias, sentimentos e expressões intencionadas pelo autor. B. Identificar o que se vê na obra visual, apenas o que está evidente. C. Identificar na obra elementos da composição visual, estabelecendo relações entre os elementos. D. Emitir juízo de valor sobre a obra, se ela é importante ou não, se tem qualidade estética.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
A Lei de Diretrizes Bases da educação (LDB 9394/1996) define que a educação artística deixa de ser atividade educativa e passa a ser disciplina obrigatória nas escolas. A ideia/justificativa é promover o desenvolvimento cultural dos estudantes. Nesse momento, surge a educadora Ana Mae Barbosa, responsável pelo crescimento da arteeducação no Brasil, que defende que a ‘arte tem uma complexidade que deve ser vista e empregada’. Isso posto, a educadora criou uma proposta triangular, posteriormente definida como metodologia triangular e, finalmente, abordagem triangular, que trata de:

I. Compreender o contexto histórico, entender a estética da arte e a técnica empregada. II. Conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. III. Desenvolver um percurso de criação, interpretar a obra artística e refletir sobre a arte.

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
O canto orfeônico foi inserido como educação musical e considerado parte do ensino da arte do século XX. Sobre isso, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Atualmente, o ensino da arte está diretamente ligado as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contudo, esse processo demandou longa jornada de evolução da qual é de extrema importância que os professores de arte tenham ciência. Sobre o ensino das artes na educação no Brasil no início do século XX, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Na primeira metade do século XX, o ensino da arte era tecnicista, ou seja, formava o cidadão de maneira a usar as diferentes tecnologias da época para profissionalizar e ensinar uma arte técnica. ( ) Antes disso, o ensino da arte já existia e tinha como premissa a alta cultura - ou cultura erudita - na qual as escolas priorizavam convidar os artistas a trazerem sua arte para a escola. ( ) Nessa ideia de transmissão de modelos, havia apenas o desenvolvimento de habilidades manuais para ‘enaltecer dons artísticos’, contudo, basicamente desenvolvia-se apenas precisão geométrica nas crianças. ( ) Percebe-se o desenvolvimento útil e imediato no ensino da arte nas escolas: ‘Preciso aprender agora e preciso fazer para um fim específico’. ( ) O aluno era considerado como agente participativo, dotado de capacidade e com personalidade para o estudo da arte.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra. II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte. III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.

Assinale a alternativa correta.