limpar filtros
Questões por página:
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. Existem causas que foram investigadas para estas alterações nos neurotransmissores da região frontal e suas conexões. Dentre essas causas, qual NÃO faz parte dessa alteração:
Sobre os distúrbios e transtornos de aprendizagem, enumere o distúrbio a sua definição.
( 1 ) Dislexia. ( 2 ) Discalculia. ( 3 ) Disgrafia. ( 4 ) Disortografia.
( ) Podem fazer confusões com as sílabas e trocar letras que se parecem sonoramente. ( ) Problemas para escrever letras e números ( ) Dificuldade com operações matemáticas. ( ) Distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração.
Agora assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.
A Lei nº 14.254, dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, garantindo aos mesmos:
I - cuidado e a proteção ao educando com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, com auxílio das redes de proteção social existentes no território, de natureza somente governamental.
II - acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade, com a idade mínima de 10 anos para iniciar o atendimento, e ser auxiliado pelos seus educadores no âmbito da escola na qual estão matriculados e podem contar com apoio e orientação da área de saúde, de assistência social e de outras políticas públicas existentes no território.
III - atendimento pelos profissionais da rede de ensino em parceria com profissionais da rede de saúde.
Dentre as afirmativas, pode-se dizer que:
Sobre a avaliação na educação infantil, Junqueira Filho diz que “é um processo de acompanhamento do desenvolvimento, que acontece atrelado à observação atenta e frequente, que possibilita ao educador condições para melhores registros”. Assim, pode se dizer que a observação é um instrumento de avaliação e planejamento. Eu planejo, coloco em prática, avalio e continuo planejando. Nesse sentido, em qual frequência precisa de um planejamento e avaliação?
No capítulo IV do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) fala sobre do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Definindo os direitos em vários artigos e incisos. Relacione o artigo ao inciso certo, enumerando, depois assinale a alternativa CORRETA.
( 1 ) Art.53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
( 2 ) Art.54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente.
( 3 ) Art.56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de...

( ) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
( ) Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.