Questões da prova:
        IBADE - 2024 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  40 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 3 de 8                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o acesso aos equipamentos e a inclusão digital na educação implica essencialmente:  
 
 
( ) o acesso aos equipamentos digitais dependem das dimensões da inclusão digital na unidade de ensino, que envolve somente a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) a inclusão digital na unidade de ensino depende exclusivamente da tecnologia digital envolvendo a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
 
( ) o acesso aos equipamentos é somente uma das dimensões da inclusão digital na unidade, que envolve mais que a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
 
( ) apenas disponibilizar tecnologia nas unidades de ensino, não significa incluir as pessoas na cultura digital e não garante a qualificação da educação escolar.
 
 
Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
    ( ) o acesso aos equipamentos digitais dependem das dimensões da inclusão digital na unidade de ensino, que envolve somente a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) a inclusão digital na unidade de ensino depende exclusivamente da tecnologia digital envolvendo a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) o acesso aos equipamentos é somente uma das dimensões da inclusão digital na unidade, que envolve mais que a presença de computadores, laptops ou celulares conectados à rede;
( ) apenas disponibilizar tecnologia nas unidades de ensino, não significa incluir as pessoas na cultura digital e não garante a qualificação da educação escolar.
Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Segundo retratado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) estudam estratégias conjuntas para integrar ações de popularização da ciência e letramento digital nas escolas de tempo integral em todo o Brasil. 
 
Sobre o tema letramento analise as afirmativas abaixo.
 
1. O letramento digital não é um requisito para a inclusão digital no mundo atual;
2. O letramento digital é um requisito para o exercício da cidadania;
3. O letramento digital é substitutivo dos processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento do ensino tradicional da educação básica.
 
Assinale a alternativa correta.
    Sobre o tema letramento analise as afirmativas abaixo.
1. O letramento digital não é um requisito para a inclusão digital no mundo atual;
2. O letramento digital é um requisito para o exercício da cidadania;
3. O letramento digital é substitutivo dos processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento do ensino tradicional da educação básica.
Assinale a alternativa correta.
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A sigla TICs no contexto educacional, da rede privada e pública da educação básica de ensino significa:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário um currículo que vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares e de suas grades, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade NÃO pode:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com a Política Nacional de Educação Especial,  na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: 
 
 
( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
 
( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;
 
( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;
 
( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.
 
 
Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
    ( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;
( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;
( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;
( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.
Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
