limpar filtros
Questões por página:
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é fundamental para a gestão eficaz de projetos, ajudando a decompor o trabalho em componentes menores e mais gerenciáveis. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a prática correta para assegurar que a EAP cumpra sua função de forma eficiente, integrando aspectos de comunicação e controle do projeto.
Durante o gerenciamento de um projeto, são seguidas as etapas recomendadas pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge), a fim de que os riscos sejam gerenciados de maneira eficaz. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência de ações que deve ser seguida para garantir uma abordagem abrangente ao gerenciamento de riscos.
O processo administrativo é constituído por estas quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito dessas funções, assinale a alternativa correta.
Os testes genéricos de personalidade são ferramentas utilizadas para avaliar traços e características de personalidade em diversos contextos, como seleção de pessoal e diagnósticos psicológicos. Cada teste possui métodos e bases teóricas distintas. Com base no Teste PMK, no Teste Z, no Teste da Árvore e no Teste da Figura Humana, assinale a alternativa correta.
Em relação às teorias da administração, Frederick Winslow Taylor, ao desenvolver a Organização Racional do Trabalho (ORT), estabeleceu uma série de princípios destinados a aumentar a eficiência e a produtividade no ambiente industrial. A aplicação desses princípios levou a mudanças significativas nos processos de trabalho da época. Considerando os conceitos e as práticas da Administração Científica de Taylor, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Taylor introduziu o conceito de “homem econômico”, que pressupõe que os trabalhadores são motivados exclusivamente por incentivos financeiros, desconsiderando outros fatores, como satisfação no trabalho e relações interpessoais.

II. A padronização de ferramentas e métodos visava garantir que cada tarefa fosse realizada da mesma maneira por todos os trabalhadores, minimizando a variação e promovendo a especialização.

III. A abordagem de Taylor era centrada na capacitação dos trabalhadores para participarem ativamente no processo de tomada de decisão, promovendo a autonomia e a criatividade individual no ambiente de trabalho.

IV. Um dos princípios fundamentais da ORT é a separação clara entre planejamento e execução, em que os gerentes são responsáveis pelo planejamento estratégico e os trabalhadores pela execução das tarefas de maneira padronizada.

V. A Administração Científica de Taylor foi bem recebida por todos os níveis hierárquicos nas organizações, uma vez que equilibrava de forma eficaz as necessidades dos trabalhadores e os objetivos empresariais.