Questões da prova:
        FGV - 2023 - IPMO - Analista em Saúde
      
      
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                         A qualidade vocal pode ser considerada um dos principais parâmetros da análise perceptivo-auditiva. Relacione a qualidade vocal a sua característica correspondente.  
1. Rouquidão 2. Soprosidade 3. Aspereza
( ) caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, é percebida nas vozes emitidas com esforço excessivo, tensão laríngea e constrição do trato vocal.
( ) causa uma impressão de fraqueza e falta de potência, referese à percepção de escape de ar audível à fonação, com voz de intensidade reduzida.
( ) pode ser considerada a característica perceptual primária de uma voz anormal, essa qualidade está presente quando há aperiodicidade de vibração das pregas vocais.
 
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
    
    1. Rouquidão 2. Soprosidade 3. Aspereza
( ) caracteriza-se por uma emissão rude e desagradável, é percebida nas vozes emitidas com esforço excessivo, tensão laríngea e constrição do trato vocal.
( ) causa uma impressão de fraqueza e falta de potência, referese à percepção de escape de ar audível à fonação, com voz de intensidade reduzida.
( ) pode ser considerada a característica perceptual primária de uma voz anormal, essa qualidade está presente quando há aperiodicidade de vibração das pregas vocais.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
     O transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldades ortográficas e habilidades de decodificação que tipicamente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem que, geralmente,  é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas e no nível de ensino fornecido em sala de aula, denomina-se   
         Uma vez que a fissura acomete o palato, independente de esta estar ou não associada à fissura de lábio, sérios problemas na comunicação oral podem ocorrer.  
Entre os principais problemas podem ser citados
    Entre os principais problemas podem ser citados
     A audiometria vocal usa testes que permitem verificar a capacidade de detecção e reconhecimento de palavras,  confirmando os limiares tonais e auxiliando tanto no topodiagnóstico como na previsão do desempenho social do indivíduo.  
Com relação ao Índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
 
( ) A realização do IPRF em uma intensidade elevada pode levar ao fenômeno de rollover, que é a redução do reconhecimento de fala em intensidades superiores àquelas que geram a porcentagem máxima de reconhecimento.
( ) Indivíduos com alterações condutivas desempenham da mesma forma que normais, desde que garantida a intensidade adequada.
( ) Quando o indivíduo tem um desempenho pior do que o esperado para sua perda auditiva, suspeita-se de alteração retrococlear.
 
As afirmativas são, respectivamente,
    Com relação ao Índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) A realização do IPRF em uma intensidade elevada pode levar ao fenômeno de rollover, que é a redução do reconhecimento de fala em intensidades superiores àquelas que geram a porcentagem máxima de reconhecimento.
( ) Indivíduos com alterações condutivas desempenham da mesma forma que normais, desde que garantida a intensidade adequada.
( ) Quando o indivíduo tem um desempenho pior do que o esperado para sua perda auditiva, suspeita-se de alteração retrococlear.
As afirmativas são, respectivamente,
     O objetivo da adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) em bebês é possibilitar o acesso e a significação do mundo sonoro, principalmente a fala, a fim de possibilitar o desenvolvimento da percepção auditiva e da linguagem oral.  
Relacione as etapas do processo de adaptação de AASI em bebês relacionadas a seguir às suas descrições:
1. Avaliação 2. Seleção 3. Verificação 4. Validação dos resultados
( ) Definir características físicas e outras adaptações necessárias a fixação do AASI à orelha do bebê.
( ) Comparar a amplificação prescrita e a obtida com a programação do AASI selecionado.
( ) Definir características do desenvolvimento do bebê, determinação dos limiares por frequência e de orelhas isoladas.
( ) Avaliar de forma longitudinal efeito da amplificação na percepção de fala, desenvolvimento de linguagem e qualidade de vida.
  
A relação correta, de cima para baixo, é
     
    Relacione as etapas do processo de adaptação de AASI em bebês relacionadas a seguir às suas descrições:
1. Avaliação 2. Seleção 3. Verificação 4. Validação dos resultados
( ) Definir características físicas e outras adaptações necessárias a fixação do AASI à orelha do bebê.
( ) Comparar a amplificação prescrita e a obtida com a programação do AASI selecionado.
( ) Definir características do desenvolvimento do bebê, determinação dos limiares por frequência e de orelhas isoladas.
( ) Avaliar de forma longitudinal efeito da amplificação na percepção de fala, desenvolvimento de linguagem e qualidade de vida.
A relação correta, de cima para baixo, é