40 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 8
Questões por página:
O Brasil resgatou, em 2023,3.151 trabalhadores em condições análogas à escravidão. O número é o maior desde 2009, quando 3.765 pessoas foram resgatadas. [...] Por trás das estatísticas, restam histórias de abuso nos campos e nas cidades que mostram como o trabalho análogo à escravidão ainda é recorrente no Brasil. Em fábricas improvisadas, em casas de alto padrão, nas plantações, crimes continuam a ser cometidos. [...] Um dos desafios para que o resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão continue crescendo é a falta de auditores fiscais. “Era esperado até [esse problema] porque, nos últimos quatro ou cinco anos, não tivemos ações diretas de combate ao trabalho escravo. [...] Porque temos poucos auditores do Ministério do Trabalho fazendo as fiscalizações”, diz (o) coordenador de projetos no Centro de Apoio Pastoral do Migrante.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/01/04/brasilresgatou-3-1-mil-trabalhadores-escravizados-em-2023. Acesso em: 05 jan.2024.
De acordo com a reportagem, o trabalho análogo à escravidão no Brasil
Lei Seca: é melhor soprar ou não o bafômetro ao ser parado em uma blitz?
O artigo 165-A do CTB menciona que o motorista que se negar a realizar o teste do bafômetro também será autuado. Nesse caso, a infração prevê as mesmas consequências destinadas ao condutor que realiza o teste e comprova a ingestão de bebida alcoólica: a multa de R$ 2.934,70 e a suspensão da CNH por 12 meses.
Disponível em: https://www.uol.com.br/carros/colunas/doutormultas/2024/01/03/afinal-e-melhor-soprar-ou-nao-o-bafometro. htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 03 jan.2024.
A Lei Seca estabelece que
Nesse território de desigualdades extremas, em que a fartura e a escassez convivem sem pudores, menos da metade (42,2%) da população tem acesso estável a alimentos em quantidade e qualidade adequados. Os outros 57,8% de brasileiros residentes em áreas urbanas convivem com algum tipo de insegurança alimentar, segundo dados de 2022 [...].
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha-socialmais/2023/12/cidades-do-pais-tem-fome-escancarada-nasruas-e-oculta-nas-periferias.shtml?utm_source=whatsapp&utm_ medium=social&utm_campaign=compwa. Acesso em: 20 jan.2023.
A insegurança alimentar existe quando
Um surto de transmissão oral da doença de Chagas no norte do estado da Bahia gerou uma grande preocupação este ano (2023). [...] No Pará, contudo, é onde há mais casos registrados. A doença, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto barbeiro, acometeu, até março de 2023, mais 75 pessoas, segundo dados do governo estadual. [...] Atualmente, cerca de 70% dos casos de doença de Chagas resultam da transmissão oral.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/ redacao/2023/12/27/chagas-gripe-aviaria-e-mais-as-doencasque-enfrentamos-em-2023.htm?utm_source=whatsapp&utm_ medium=compartilhar_conteudo&utm_campaign=organica&utm_ content=geral&cmpid=copiaecola. Acesso em: 27 dez.2023 (adaptado).
Os maiores índices de transmissão oral da doença de Chagas, cerca de 70% dos casos, registrados sobretudo no estado do Pará, conforme o texto, têm sua origem