limpar filtros
Questões por página:
A oclusão é de fundamental importância no que se diz respeito aos estudos em Saúde Bucal, por se tratar de um objetivo comum das áreas da Odontologia: a obtenção de uma oclusão funcional estável. É importante destacar que a incidência das oclusopatias infantis tem aumentado gradualmente, atingindo uma magnitude alarmante, em torno de 50% da população de pré-escolares. Em relação ao papel dos hábitos deletérios na etiologia e tratamento das oclusopatias, é correto afirmar que:
Um paciente de 12 anos é encaminhado para avaliação odontológica devido a queixas de dor na articulação temporomandibular (ATM) e dificuldade ao mastigar. Durante o exame clínico, observa-se uma mordida aberta anterior e uma assimetria facial leve, com desvio da linha média da arcada inferior para o lado direito durante a máxima intercuspidação habitual. A relação oclusal sagital de molares e caninos é de classe II de Angle bilateral. Observa-se uma mordida cruzada posterior unilateral direita. Com base nesse caso clínico, qual é a causa mais provável para a disfunção temporomandibular (DTM) apresentada?
A insuficiência renal crônica (IRC) é uma condição clínica comum e acompanhada de diversas doenças associadas. Devido ao aumento da sobrevida, com o advento da terapia renal substitutiva e dos transplantes renais, os pacientes com IRC são, cada vez mais, submetidos a procedimentos cirúrgicos e odontológicos, com necessidade de terapia analgésica eficaz no período pós-operatório. Dentre as opções abaixo, quais analgésicos não podem ser administrados em pacientes portadores de IRC?
Durante uma consulta odontológica de rotina, uma paciente de 25 anos, gestante de 28 semanas, apresenta necessidade de procedimento de extração de um dente molar superior. Após cuidadosa revisão do histórico médico e odontológico, você decide administrar uma anestesia local. Qual das seguintes opções seria a primeira escolha para essa paciente?
O responsável por um paciente de 5 anos de idade procurou o serviço odontológico da UBS, e relatou a ocorrência de queda da própria altura com trauma na região anterior da arcada superior. Ao realizar exame clínico, foi diagnosticada a subluxação do dente 61, com pequena mobilidade. Ao exame radiográfico, foi identificada fratura radicular transversal no terço apical. Frente a esse quadro clínico, assinale a alternativa que corresponde à melhor conduta a ser tomada.