limpar filtros
Questões por página:
Em se tratando do Capítulo V – Do Sigilo Profissional, do Código de Ética do/a Assistente Social, está incorreto afirmar:
Visualizar Questão Comentada
Com base no Código de Ética do/a Assistente Social, relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente:

I – Princípios Fundamentais.
II – Direitos do/a assistente social.
III – Deveres do/a assistente social.

( ) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
( ) Abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
( ) Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
( ) Ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções.
( ) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
( ) Livre exercício das atividades inerentes à Profissão.
( ) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão.
Visualizar Questão Comentada
São atribuições privativas do/a Assistente Social:
Em se tratando do Projeto Ético-Político da profissão, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e marque assinale a alternativa correspondente:

( ) Pensar o projeto profissional supõe articular a dupla dimensão: de um lado, as condições macrossocietárias que estabelecem o terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades; e, de outro lado, as respostas técnico-profissionais e ético-políticas dos agentes profissionais nesse contexto, que traduzem como esses limites e possibilidades são analisados, apropriados e projetados pelos assistentes. sociais.
( ) O projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro.
( ) A operacionalização do projeto profissional supõe o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à sua plena realização.
( ) Para avançar na efetivação do projeto ético-político profissional, é necessário considerar a matéria do Serviço Social, consubstanciada na questão social em suas múltiplas expressões concretas, como condição de enraizar o projeto nas condições reais de sua implementação.
Visualizar Questão Comentada
Com base nas reflexões de IAMAMOTO (2012), NÃO está correto afirmar que: