limpar filtros
Questões por página:
"[..] o cotidiano como uma mediação elementar entre o particular e o universal, pelas suas características, pela sua estrutura, ele limita as possibilidades de os homens se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características." (Guerra). Sobre as características do cotidiano, relacione a primeira e a segunda coluna e depois marque a alternativa correspondente.

I – Heterogeneidade.
II – Espontaneidade.
III – Imediaticidade.
IV – Superficialidade extensiva.

( ) As ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos.
( ) É a “característica dominante da vida cotidiana” (Heller,1989:29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas.
( ) Considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo.
( ) As demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos.
Sobre o estágio em Serviço Social marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, e assinale a alternativa correspondente:

( ) A partir da concepção definida pelas diretrizes curriculares aprovadas nos fóruns da ABEPSS, a temática do estágio na formação profissional deve constituir-se em aprofundamento permanente no interior do debate acadêmico, como elemento constituinte e constitutivo da formação profissional, e de competência das unidades de ensino no processo formativo.
( ) O CFESS aprovou a resolução n.533, de 29/09/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio supervisionado no Serviço Social: norma regulamentadora, acerca da supervisão direta de estágio em Serviço Social, deve estar em consonância com os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, com as bases legais da Lei de Regulamentação da Profissão e com as exigências teórico-metodológicas das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS.
( ) O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
( ) O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do(a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social.
( ) O processo de supervisão de estágio realizado conjuntamente pelo(a) supervisor(a) acadêmico(a) e de campo, requerendo encontros periódicos/sistemáticos entre estes(as) constitui-se competência de assistentes sociais.
( ) O estágio obrigatório representa uma demanda do mercado de trabalho, a responsabilidade pela gestão administrativa e pedagógica desta atividade educacional é da instituição de ensino, o que implica que a oferta de vagas de estágio deva ser acompanhada das condições acadêmicas necessárias ao seu acompanhamento.
Visualizar Questão Comentada
Sobre a atitude investigativa no trabalho da/o Assistente social é INCORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, não corresponde a uma medida socioeducativa:
A entrevista é um instrumento amplamente utilizado pelas e pelos assistentes sociais, sobre o tema marque a alternativa incorreta: