limpar filtros
Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de um município, é legal destinar recursos para a compra de itens de luxo e supérfluos, tais como joias e artigos de decoração, sem a necessidade de justificativa ou vinculação direta com as necessidades da administração pública, em conformidade com os princípios da economicidade e da razoabilidade na gestão dos recursos públicos.

Julgue o item que se segue.


Ao ser demandada a realização de inventário dos móveis doados em uma campanha para atender a desabrigados de eventos climáticos, o servidor público responsável assim procedeu: planejou o inventário, formou uma equipe, identificou e rotulou os móveis, fez a contagem física, registrou as informações, avaliou o estado dos móveis, elaborou um relatório e o encaminhou ao seu gestor. Feita a apresentação pública do relatório, que forneceu transparência sobre o resultado da campanha, o gestor agradeceu aos doadores e deu por encerrada a campanha. Dessa forma, afirmamos que a postura do servidor público foi correta.

Julgue o item que se segue.


No gerenciamento de rotina de um servidor público, a rigidez excessiva e a adesão inflexível a procedimentos estabelecidos podem estimular a capacidade de adaptação a novas situações e inovações, ampliando a eficiência e a criatividade no desempenho das atividades.

Julgue o item que se segue.


Em termos práticos, a LOA (Lei Orçamentária Anual) é como o "planejamento financeiro" da prefeitura, indicando de onde virão os recursos, para onde serão destinados e quais projetos e serviços serão realizados com esses recursos. É um instrumento fundamental para garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma transparente, eficiente e de acordo com as necessidades e prioridades da comunidade local.

Julgue o item que se segue.


A logística reversa na gestão de estoques de uma secretaria de saúde em um município abrange o retorno de insumos vencidos, devolução de medicamentos não utilizados, reciclagem de embalagens e reaproveitamento de materiais. Por exemplo, a devolução de medicamentos não consumidos pelos pacientes para descarte seguro e prevenção da automedicação.