limpar filtros
Questões por página:
A síndrome serotoninérgica é um quadro clínico potencialmente grave, resultante do excesso de atividade serotoninérgica tanto no sistema nervoso central quanto periférico. Geralmente, ocorre após o uso inadequado, superdosagem ou combinação de fármacos que elevam a concentração de serotonina. Fisiopatologicamente, o excesso de serotonina estimula preferencialmente os receptores 5-HT1A e 5-HT2A, desencadeando alterações neuromusculares, autonômicas e cognitivas. Clinicamente, manifesta-se por um espectro que inclui agitação psicomotora, confusão mental, tremores, rigidez muscular, diaforese profusa, taquicardia, hipertensão, hipertermia e, em casos graves, convulsões e arritmias cardíacas. Como mencionado anteriormente, determinados fármacos aumentam o risco de desencadear a síndrome serotoninérgica, sendo contraindicada sua administração concomitante. Cabe ao farmacêutico a responsabilidade de orientar tanto o paciente quanto o prescritor sobre os potenciais riscos. Essa síndrome pode se manifestar quando há uso simultâneo dos seguintes medicamentos:
O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico do hospedeiro que, sem tratamento, pode evoluir para a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Neste estágio, o sistema imunológico fica extremamente enfraquecido, deixando o organismo mais suscetível a infecções oportunistas e até mesmo a alguns tipos de cânceres. A patogenia da AIDS acontece através da infecção da célula pelo vírus, onde ele é replicado e há a lise celular, infectando, assim, novas células. Dado ao exposto, assinale a alternativa cuja célula tem maior tendência a ser infectada pelo HIV.
Forma farmacêutica que consiste em duas seções pré-fabricadas (corpo e tampa), em que no momento da produção do medicamento, essas duas seções se encaixam. É tipicamente preenchida com princípio ativo e excipiente. O nome desta forma farmacêutica é:
O paciente chega à farmácia da unidade básica de saúde (UBS), com uma receita de Cloridrato de Tramadol gotas 100mg/mL solução oral. A posologia prescrita é de 40 gotas a cada 6h por 3 dias. Sabendo que cada gota corresponde a 2,5mg, que 40 gotas corresponde a 1mL e que cada frasco contém 10mL, qual a quantia máxima de frascos que pode ser dispensada, visando contemplar o tratamento completo do paciente?
O zolpidem é um medicamento da classe das imidazopiridinas, sendo sua farmacocinética caracterizada por rápida absorção, tornando-o adequado para a indução rápida do sono, no entanto, seu uso prolongado pode estar associado a dependência e distúrbios comportamentais. Com isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) excluiu da portaria 344/1998 o adendo que flexibilizava a dispensação desta substância, sendo assim, desde o dia 1 de Agosto de 2024, a dispensação dessa substância deve ser feita mediante: