limpar filtros
Questões por página:
Na parte Neuromuscular da Fisiologia na Educação Física, o sarcômero é a unidade funcional básica da contração muscular, desempenhando um papel central na fisiologia do movimento humano. em relação a sua estrutura, existe uma região na qual os filamentos grossos de miosina são unidos por proteínas acessórias, gerando linhas que garantem o alinhamento e a estabilidade durante a contração muscular. Essa linha é denominada:
A Fisiologia na Educação Física estuda as adaptações e respostas do organismo humano à prática de atividades físicas e esportivas, fundamentando o planejamento de exercícios seguros e eficazes. Considere os níveis de organização a seguir:

I- Ambientes.
II- Tecidos.
III- Organismos.
IV- Ecossistemas.

São níveis de organização estudados pela Fisiologia na Educação Física:
Entre as várias formas de classificação de habilidades motoras, uma das mais relevantes para o professor de Educação Física é relacionada à estabilidade do ambiente. Analise as sentenças a seguir:

Uma caminhada em uma pista de atletismo ou um saque no tênis são exemplos de habilidades motoras abertas.

PORQUE

As habilidades motoras abertas são aquelas nas quais somente o executante poderá modificar ou parar a execução dessa habilidade.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar habilidades perceptivo-motoras nas aulas de Educação Física não é uma tarefa simples, pois o movimento humano é um fenômeno bastante complexo e é influenciado por diversos fatores. Existem diversas formas de classificação dessas habilidades, uma das classificações existentes representam as habilidades motoras que apresentam de forma clara o seu início e o seu fim, tais como a habilidade de chutar, arremessar, saltar e rebater. Essa classificação é a:
A Taxonomia de Bloom é uma estrutura classificatória de objetivos educacionais que organiza as habilidades de aprendizagem em níveis cognitivos crescentes, do mais básico ao mais complexo, e é uma ferramenta poderosa para planejamento pedagógico em Educação Física Escolar. Neste contexto, considere as seguintes descrições:

Coluna 1
1) Analisar.
2) Avaliar.
3) Entender.
4) Aplicar.

Coluna 2
(__) Dividir informações e explorar relações.
(__) Julgar com base em critérios.
(__) Compreender significados.
(__) Usar informações em novas situações.

Assinale a relação CORRETA entre os níveis da Taxonomia de Bloom com suas respectivas descrições.