limpar filtros
Questões por página:
Realizada ao término de um intervalo determinado (como bimestre, semestre ou ano letivo), essa avaliação tem como objetivo verificar o quanto os alunos dominaram os conteúdos e as habilidades ensinadas. Normalmente, serve para atribuir notas e para decisões importantes, como aprovação ou retenção dos estudantes. Esse tipo de avaliação denomina-se:
No desenvolvimento motor da criança, as habilidades grossas e finas evoluem de maneira complementar: as grossas permitem a exploração do espaço e maior autonomia, ao passo que as finas preparam a criança para tarefas escolares, de autocuidado e criatividade. Um exemplo de habilidade motora fina é:
Há muitas teorias que buscam explicar o desenvolvimento afetivo da criança. Uma dessas teorias é a formulada por Bowlby, denominada “teoria do apego”, segundo a qual o vínculo emocional estabelecido entre a criança e seus cuidadores principais (geralmente pais ou responsáveis) tem importância central no desenvolvimento emocional, social e até cognitivo do indivíduo. Nessa perspectiva, a fase em que o bebê passa a apresentar demonstração clara de preferência, ansiedade de separação, além de busca de proximidade ou conforto dos cuidados, denomina-se:
Um adulto apresenta duas bolas de massinha idênticas a uma criança de 7 anos. Em seguida, o adulto amassa uma das bolas, deixando-a com forma irregular e menor visualmente, e pergunta à criança: “Em qual dessas bolas há mais massinha?”. Se a criança responde que a bola amassada tem menos massinha porque parece menor, então podemos concluir que essa criança, segundo a proposta de Piaget, está no estágio:
Skinner, Watson e Pavlov defendem que a aprendizagem ocorre por reforço, em uma dinâmica de condicionamento e resposta a estímulos externos. Esses teóricos filiam-se à corrente teórica denominada: