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Questões por página:
Com base na concepção de ensino de língua materna apresentada por Ferreira e Rosa, no contexto das práticas cotidianas em sala de aula, analise as afirmações a seguir e indique, com V (verdadeiro) ou F (falso), aquelas que estão de acordo com os princípios defendidos pelos autores.

(__)A prática pedagógica em língua materna, segundo as autoras, pressupõe um planejamento intencional que articule elementos do saber escolar e da vivência docente, sem ignorar as tensões inerentes à atuação no espaço escolar, sendo a ação do professor concebida como resultado de escolhas que se atualizam na tessitura do cotidiano.
(__)A elaboração do trabalho pedagógico com a língua materna, tal como sugerido na obra, deve se orientar por dispositivos que viabilizem a circulação de gêneros estáveis, buscando preservar formas socialmente legitimadas de textualidade e linguagem, a fim de garantir coerência com o escopo formativo da instituição escolar.
(__)A organização do trabalho pedagógico descrita pelas autoras toma como base o princípio de mediação didática entre as práticas linguísticas espontâneas dos estudantes e os parâmetros de normatividade gramatical, garantindo, assim, um trânsito progressivo entre usos informais da língua e formas legitimadas institucionalmente.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a análise crítica e as reflexões propostas por Brandão e Paschoal acerca da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa que expressa, de forma mais precisa e fundamentada, a principal implicação pedagógica discutida pelos autores quanto à transição e adaptação curricular do primeiro ciclo.
De acordo com Silva, Hoffmann e Esteban, a avaliação da aprendizagem deve ser entendida como processo dialógico e reflexivo, centrado na significação da experiência e na construção de sentidos compartilhados entre professor e aluno.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.A avaliação mediadora constitui-se como processo de construção coletiva do conhecimento, em que o erro é compreendido como indicador de percurso e elemento formativo do pensar.

PORQUE

II.A prática avaliativa, ao reconhecer o erro como fracasso individual, garante ao professor maior controle sobre o processo de ensino, o que favorece intervenções mais pontuais e resultados mensuráveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A partir da concepção de avaliação mediadora defendida por Jussara Hoffmann, analise as proposições a seguir e identifique aquela que, de forma mais precisa e coerente com os fundamentos da autora, reflete os pressupostos epistemológicos e pedagógicos que sustentam esse modelo avaliativo no contexto educacional.
A leitura, compreendida a partir das proposições de Isabel Solé, envolve não apenas a decodificação linguística, mas também a mobilização de processos inferenciais e estratégias cognitivas que permitam ao sujeito construir significados no decorrer da interação com o texto. Considerando esse referencial, assinale a alternativa que, segundo a autora, apresenta de forma conceitualmente adequada a função das estratégias no processo de leitura.