limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o trecho:

“Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro [...] As duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja.”

Considerando o sentido figurado da comparação e o contexto do texto, a oposição entre essas duas almas indica:
mostrar texto associado
Considere o trecho a seguir:

“Esse homem [...] não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial.”

Com base no desenvolvimento posterior do texto, em que Jacobina se estende longamente sobre a teoria das “duas almas”, é CORRETO afirmar que o contraste entre o que o personagem afirma e o que faz tem como principal efeito:
mostrar texto associado
Observe o trecho: “Pensando bem, talvez o senhor tenha razão. Vai senão quando, no meio da noite, sucedeu que este casmurro usou da palavra, e não dois ou três minutos, mas trinta ou quarenta.”

Com base na progressão textual e nos mecanismos de coerência presentes nesse trecho, assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o papel das expressões destacadas na organização semântica do texto.
mostrar texto associado
No trecho a seguir, o narrador descreve Jacobina como um homem: “calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação”.

Em seguida, ele rompe o silêncio para defender a existência de “duas almas”. Considerando o contexto e a construção discursiva machadiana, é CORRETO afirmar que o episódio em que Jacobina se pronuncia revela:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação coerente com o texto.