limpar filtros
Questões por página:
As religiões costumam ter códigos para os fiéis sobre o que é certo ou errado em suas vidas e a relação entre religião e moralidade é um tema discutido em várias tradições. Considerando as múltiplas tradições religiosas, qual perspectiva melhor descreve como elas se conectam aos códigos morais que definem o certo e o errado?

Assinale a alternativa que explica corretamente essa relação quanto a diferentes crenças.
No campo da filosofia da religião, a tradição religiosa é compreendida como um conjunto dinâmico de saberes, práticas e valores transmitidos intergeracionalmente, que moldam a identidade cultural e espiritual de uma comunidade.

Assinale a alternativa correta considerando a relação entre cultura e tradição religiosa.
De acordo com a BNCC, o Ensino Religioso deve se basear na educação cidadã, o que implica um trabalho docente que evite o proselitismo. A abordagem pedagógica deve apresentar a pluralidade de tradições religiosas e filosofias de vida, explorando seus princípios éticos e valores.

Essa ação por parte do educador deve ocorrer porque as religiões:
No campo dos estudos do fenômeno religioso, ritos e rituais são entendidos como práticas socialmente organizadas que articulam símbolos, narrativas e gestos corporificados.

Assinale a alternativa correta considerando suas funções e variações nas tradições religiosas.
No âmbito do Ensino Religioso, a análise dos símbolos religiosos requer uma abordagem interdisciplinar que considere aspectos históricos, antropológicos e fenomenológicos. Tais símbolos, presentes nas mais diversas tradições espirituais, não apenas representam elementos materiais ou visuais, mas também expressam conteúdos de ordem transcendente, funcionando como mediadores entre a experiência humana e o sagrado.

À luz dessa compreensão, é correto afirmar que: