limpar filtros
Questões por página:
Segundo o Guia de orientações para prescrição de radiografias (ADA2012), qual o exame radiografia mais indicado para uma avaliação geral da dentição, análise de patologias intra-ósseas, avaliação da ATM, avaliação da posição e morfologia de dentes impactados, avaliação da cronologia de erupção da dentição permanente e avaliação de distúrbios de desenvolvimento do esqueleto maxilo-facial? Assinale a alternativa correta.
Considerando os protocolos de atendimento para emergências médicas no consultório odontológico, qual das seguintes condutas descritas é CONTRAINDICADA para o manejo inicial da situação?
Um paciente retorna ao consultório 4 horas após uma exodontia de resto radicular do dente 13, realizada sob anestesia local. A área foi suturada, mas o sangramento persiste e não cede à compressão local feita com gaze pelo paciente. Ao exame clínico, observa-se um sangramento ativo, do tipo venoso, proveniente do alvéolo.

Diante deste cenário de hemorragia pós-operatória de difícil controle, qual das seguintes alternativas descreve uma conduta INAPROPRIADA como próxima medida imediata para alcançar a hemostasia?
A análise criteriosa de exames laboratoriais, como o hemograma, é uma etapa fundamental no planejamento de procedimentos odontológicos invasivos. A interpretação correta desses resultados permite ao cirurgião-dentista identificar alterações sistêmicas que podem aumentar o risco de complicações pós-operatórias, como sangramento prolongado, infecções e cicatrização deficiente. Assim, analise as afirmativas a seguir sobre a conduta do сіrurgião-dentista diante de um hemograma alterado, e marque a alternativa correta.

I. Em pacientes com hematócrito inferior a 30% e hemoglobina abaixo de 10 g/dL, considerados de alto risco, as cirurgias eletivas devem ser adiadas, necessitando de avaliação e estabilização clínica por uma equipe multiprofissional.
II. Para minimizar riscos de infecção em pacientes com neutropenia, é uma conduta adequada adiar cirurgias eletivas se os valores estiverem muito baixos ou instituir profilaxia antibiótica em valores próximos ao normal para procedimentos invasivos.
III. Durante o atendimento de um paciente com anemia não controlada, o cirurgião-dentista deve evitar o uso de dipirona como analgésico, pois esta substância pode causar depressão medular, agravando o quadro hematológico.
IV. O uso de anestésicos à base de prilocaína é recomendado para pacientes anêmicos, pois essa substância auxilia na oxigenação tecidual, melhorando o potencial de cicatrização no local da cirurgia.
O cirurgião-dentista, na sua prática clínica diária, frequentemente atende pacientes portadores de diversas doenças crônicas sistêmicas. O manejo seguro desses pacientes requer conhecimento específico sobre as interrelações entre a condição sistêmica, os procedimentos odontológicos e a farmacologia. Considerando os protocolos de atendimento odontológico para pacientes com doenças crônicas, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORREТА.