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Uma das metas previstas na LEI 13.005/2014, que aprova o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE, estaria em elevar a taxa de alfabetização da população. Analise os itens abaixo sobre as estratégias traçadas para alcançar a META 9:



I. Em parceria com o setor da saúde, realizar ações voltadas ao atendimento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de programas suplementares que ofereçam transporte, alimentação e serviços de saúde — incluindo atendimento oftalmológico e a distribuição gratuita de óculos.


II. Identificar a demanda ativa por vagas na educação de jovens e adultos realizando diagnóstico dos jovens e adultos com ensino fundamental e médio incompletos.


III. A previsão de criar benefício adicional no programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização não está prevista enquanto estratégias para elevar a taxa de alfabetização.


IV. Previsão de apoio aos projetos inovadores na educação de jovens e adultos com foco no desenvolvimento de modelos apropriados às necessidades específicas desses(as) alunos(as).


V. Nas políticas públicas de jovens e adultos, considerar as necessidades dos idosos, compreendendo suas experiências e a inclusão dos temas do envelhecimento e da velhice nas escolas.



Estão CORRETOS:

Em conformidade com a LEI 13.005/2014, que aprova o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE, mais especificamente as estratégias da META 4, analise os itens abaixo:



I. Promover a implantação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e consultoria, em parceria com instituições acadêmicas e compostos por profissionais das áreas de saúde, serviço social, pedagogia e psicologia, com o objetivo de oferecer suporte aos(às) professores(as) da educação básica.


II. Garantir a oferta de educação bilíngue aos(às) alunos(as) surdos e com deficiência auditiva em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


III. Assegurar a disponibilização de uma educação inclusiva, proibindo a exclusão de estudantes do ensino regular por motivo de deficiência e promovendo a integração pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado.


IV. Promover a inserção, nos cursos de licenciatura e demais formações voltadas aos profissionais da educação — inclusive em programas de pós-graduação —, de conteúdos que abordem os referenciais teóricos, as teorias de aprendizagem e os processos de ensino e aprendizagem voltados ao atendimento educacional de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.


V. Dar suporte à expansão das equipes de profissionais da educação para atender às necessidades do processo de escolarização.



Estão CORRETOS:

Em conformidade com o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, analise as proposições a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:



( ) No Estatuto da criança e do adolescente está assegurado o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos, primos e demais familiares que frequentem o ciclo de ensino da educação básica.


( ) No Estatuto da criança e do adolescente está previsto que é dever da instituição de ensino, assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.


( ) O Estatuto da criança e do adolescente dispõe sobre o dever do estado em assegurar à criança e ao adolescente com deficiência o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.


( ) Não há uma previsão no estatuto da criança e do adolescente acerca da oferta de ensino noturno regular contemplando o adolescente trabalhador.


( ) No Estatuto da criança e do adolescente está previsto que pais ou responsáveis devem obrigatoriamente matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.



Assinale a alternativa correta.

Em conformidade com a LEI 13.005/2014 que aprova o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE, mais especificamente a meta 3, analise os itens abaixo:



I. Uma das estratégias previstas para a meta 3 do Plano Nacional de Educação – PNE está voltando em garantir o aproveitamento de espaços culturais, bem como a ampliação da prática desportiva, de forma integrada ao currículo escolar.


II. Uma das estratégias previstas para a meta 3 do Plano Nacional de Educação – PNE está voltando para implementação de políticas de prevenção à evasão que possa estar sendo gerada por preconceitos ou quaisquer formas de discriminação, buscando criar uma rede de proteção.


III. Uma das estratégias previstas para a meta 3 do Plano Nacional de Educação – PNE está voltando para a expansão das matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional, lembrando das particularidades das populações do campo, das pessoas com deficiência e das comunidades indígenas e quilombolas.


IV. Uma das estratégias previstas para a meta 3 está voltada para o desenvolvimento de formas alternativas de oferta do ensino médio para atendimento aos filhos e filhas de profissionais que se dedicam a atividades de caráter itinerante.



Estão CORRETOS:

Sabemos que a educação é um direito de todos, incluindo de estudantes com Deficiência. É preciso pensar uma educação inclusiva em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, compreendendo práticas pedagógicas que atendam às necessidades de cada indivíduo. Nesse contexto, analise as proposições a seguir e coloque V para verdadeiro e F para falso:



( ) É assegurado a pessoa com deficiência o direito a um sistema educacional inclusivo de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades.


( ) Incumbe ao poder público a oferta de educação bilíngue para pessoas surdas.


( ) Pensando em assegurar uma educação inclusiva nos espaços educacionais, é direito da pessoa com deficiência, a disponibilização de professores para o Atendimento Educacional Especializado.


( ) É direito da pessoa com deficiência, a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.


( ) Os sistemas educacionais devem garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem do estudante com deficiência.



Pode-se dizer que a opção correta é: