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Maria Teresa Égler Mantoan, em Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, defende uma inclusão escolar que vá além do acesso à escola, garantindo a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.A inclusão escolar, na perspectiva de Mantoan, pressupõe a transformação da escola em um espaço que acolha a diversidade e valorize as diferenças, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.
II.A inclusão escolar se efetiva com a criação de classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos para que recebam atendimento individualizado de acordo com suas necessidades específicas.
III.A inclusão escolar, segundo Mantoan, implica em adaptar os alunos com deficiência ao ambiente escolar, de modo que se ajustem às normas e aos métodos de ensino tradicionais, garantindo a uniformidade do processo educativo.
Em uma instituição de ensino que se propõe a ser reflexiva, a construção da autonomia docente se entrelaça com a capacidade de investigar a própria prática, fomentando um ciclo contínuo de aperfeiçoamento profissional. Assinale a alternativa que descreve corretamente como esse processo se manifesta no contexto escolar.
Fernando Hernández, em sua obra Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho, defende a importância de uma pedagogia que promova a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Assinale a alternativa que melhor representa essa concepção.
Jussara Hoffmann, em sua obra "Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade", defende uma mudança de paradigma na avaliação escolar. Assinale a alternativa que descreve corretamente a concepção de avaliação mediadora proposta pela autora.
Acerca do conceito de barbárie na educação, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A barbárie na educação se manifesta na ausência de liberdade de ensinar e a não imposição de um currículo homogêneo e padronizado.
(__) A barbárie pode ser compreendida como a negação da educação crítica e reflexiva, que visa à formação de cidadãos conscientes e transformadores.
(__) A educação contra a barbárie se constrói por meio do diálogo, da valorização da diversidade e do respeito à individualidade.
(__) A barbárie na educação se caracteriza pela promoção da intolerância, do preconceito e da discriminação.

A sequência está correta em: