80 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 16
Questões por página:
A trajetória da educação no Brasil carrega as marcas profundas de seu passado colonial e de um processo de modernização tumultuado, iniciado com a Proclamação da República.
Assinale a alternativa que indica corretamente o momento em que a educação foi reconhecida, pela primeira vez na história do Brasil, como um direito de todos.
Leia o seguinte trecho:
“O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se confirma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento na história.”
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra,2011.
Com base nas concepções freireanas, assinale a opção que exprime corretamente o sentido do trecho acima.
Maria Montessori propôs um método baseado em princípios filosóficos contrastantes com a pedagogia tradicional. Com relação às características do método montessoriano, analise os itens a seguir:
I. A liberdade é entendida como conquista progressiva da consciência e do autocontrole, e não como ausência de mediações externas.
II. Os materiais sensoriais preparam a criança para abstrações futuras, quando se substitui a manipulação concreta por representações simbólicas.
III. O erro é um obstáculo a ser corrigido pelo educador, pois caso aconteça pode comprometer o bom andamento do processo de autoeducação.
É compatível com a teoria montessoriana o que se indica em
Com relação à educação jesuítica vigente no Brasil durante o período colonial, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A Companhia de Jesus mantinha escolas gratuitas voltadas à formação religiosa e intelectual da elite colonial, financiadas por recursos do Estado português.
( ) A organização pedagógica dos colégios jesuítas seguia uma estrutura uniforme com currículo centrado em disciplinas como gramática, retórica e filosofia.
( ) A Companhia de Jesus adotou métodos pedagógicos então inovadores, que aboliam o castigo físico e promoviam práticas educativas igualitárias.
As afirmativas são, respectivamente,