limpar filtros
Questões por página:

Analise as assertivas acerca de espaços expositivos.

I- A apresentação de obras de artes visuais e a constituição de espaços expositivos adequados para a fruição da arte é tarefa que envolve uma organização externa, dependendo prioritariamente da divulgação.

II- A diversificação dos espaços expositivos influenciou no processo de legitimação das obras de Siron Franco e João Câmara.

III- A linguagem cinematográfica e seus modos de exibição instalam-se em galerias e museus, determinando formas particulares apartando-se o cinema das artes visuais marcado pelo “efeito cinema” em espaços expositivos.

IV- A exibição de uma obra de arte pode sugerir o gosto do curador, o tema da exposição, ou ainda a impressão que os objetos expostos e o espaço venham a suscitar no expectador.

Está(ão) CORRETO(S):

Sendo a tecnologia uma constante na história da arte, procura-se perceber em que medida a tecnologia digital interfere nos processos artísticos quanto a novas formulações a respeito do posicionamento do observador e do autor.

Analise as assertivas a seguir, acerca das noções de criação, autoria e sua crise a partir das intersecções entre arte e tecnologia.

I- A consolidação das noções tradicionais de autoria estão nos conduzindo para uma estagnação cultural que mantém uma sociedade individual ligada por redes eletrônicas, com cidadãos acoplados ativamente na internet na manutenção das linguagens dos sinais de uma comunidade, onde a segregação dos meios, a multimídia, é o catalisador para evolução social, uma “arquitetura do futuro” - ou a linguagem da nova era.

II- Na década de 1910 os artistas do vídeo começaram a construir os sintetizadores de vídeo baseados no mesmo princípio. O artista já não era um gênio romântico gerando um novo mundo puramente fora de sua imaginação, ele se tornou um técnico girando um botão aqui, pressionando um botão acolá-um acessório da máquina.

III- É da convergência de três momentos, intervenientes interativamente, que o artista constrói os seus objetos: (1) o mundo da realidade visível (donde o artista parte e retira os elementos); (2) o mundo da plástica (a matéria e o modo como é produzida a obra); (3) e o mundo dos pensamentos e dos sentidos (onde o artista se move).

IV- O conceito da arte durante o século XX tem-se diferido paulatinamente do existente até então. O que começou com imagens em forma de narrativas, mais ou menos miméticas, nas cavernas, evoluiu para a existências de arte elaboradas, conceituais. Tecnologias computacionais em parceria com técnicas gráficas tornaram esse desenvolvimento possível.

Está(ão) CORRETO(S):

Assinale a assertiva que apresenta o entendimento de projeto cultural de acordo com a legislação específica voltada à Cultura do município de Araraquara - Lei 9.926, de 19/03/2020;

Imagem associada para resolução da questão

Esta obra se chama “Azulejões (2000), é composta por 27 telas de 100 x 100 cm cada.

Os azulejos são uma marca visual forte no trabalho de um(a) dos(as) mais famosos(as) artistas brasileiros(as) contemporâneos(as) que começou a usar essa imagem em seu trabalho a partir de uma viagem que fez a Ouro Preto e entrou em contato com a arte barroca do período colonial e a azulejaria portuguesa.

Assinale a quem o texto se refere:

A imagem ocupa um espaço considerável no cotidiano contemporâneo. Livros, revistas, outdoors, internet, cinema, vídeo, tevê, para citar apenas as fontes mais comuns, produzem imagens incessantemente, quase sempre à exaustão e diante de olhares de passagem. Analise as assertivas a seguir, de acordo com a leitura de imagem e a cultura visual.

I- A cultura visual diz respeito às “experiências reflexivas críticas” ou alfabetismo visual crítico, que permite aos aprendizes analisar, interpretar, avaliar e criar a partir da relação entre os saberes que circulam pelos textos orais, auditivos, visuais escritos, corporais e especialmente, às imagens que saturam as representações tecnologizadas nas sociedades contemporâneas.

II- Os estudos da cultura visual compreendem todas as representações visuais desde a cultura popular até a erudita, como o artesanato, a cerâmica, o desenho, a tapeçaria, a cesta, a pintura, a escultura, a gravura, a arquitetura, a fotografia, o design, as instalações, imagens por computador (artes gráficas), reprografia, a colagem, os quadrinhos, o cinema, desenho animado, vídeo, videoclipe, a publicidade, a televisão, performance, eletrografia, a dança, a moda, holografia.

III- Inicialmente, a leitura de imagens se baseou na teoria da gestalt e na psicologia da percepção, para as quais a imagem é compreendida como um signo que incorpora códigos diversos, os quais independem de serem conhecidos e compreendidos tendo em vista a leitura da imagem.

IV- A proposta da leitura de imagens de tendência formalista fundamenta-se em uma “racionalidade” perceptiva e comunicativa que justifica o uso e desenvolvimento da linguagem visual para facilitar a comunicação.

Está(ão) CORRETO(S):