40 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 8
Questões por página:
Leia o Hino de Congonhas a seguir:
Congonhas, cidade eterna
Singela e pura capital da fé
Floriu no cenário mineiro
e também no estrangeiro,
Onde se glorificou.
A arte é a tua glória,
com os teus profetas apontando o céu
de Minas, conta a história,
és também a glória do Brasil.
A tua gente hospitaleira,
tão gentil e nobre,
ama tuas tradições.
Tua beleza encanta,
terra de tanto amor,
Feliz é você que vem
conhecer a nossa bela história.
Minha Congonhas,
terra querida,
arte, amor e vida.
Música e orquestração: José Amaro de Souza Poema: Péricles Rodrigues Reis, Mauro Hebert Godóy e Rubens Barbieri
Utilizado inclusive nas comemorações e aniversários do município de Congonhas/MG, hinos são a apologia ao simbolismo cívico.
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que o Hino tocará novamente em 2024 para comemorar:
“A Transformação Digital vem mudando os modelos de negócios com diversos benefícios para as empresas, como aumento da eficiência e produtividade, melhora no relacionamento com clientes, simplificação de processos, redução de custos e maior controle de gestão. Porém, em um mundo cada vez mais digital e conectado, os riscos de ataques cibernéticos também aumentam, com possibilidades de vazamento de Dados cadastrais, roubos de senhas e de Dados bancários, e comprometimento de infraestruturas digitais.”
Disponível em: https://inforchannel.com.br/2023/09/09/idc-aponta-atuacao-do-brasil-no-segmento-dos-investimentos-corporativos-em-ciberseguranca/. Acesso em: 18 de março de 2024.
O aumento do uso da tecnologia tem impulsionado crimes digitais desafiando as autoridades de segurança pública. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
Considerando os aspectos geográficos, são distritos do município de Congonhas/MG, EXCETO:
Leia o trecho a seguir:
Considerado uma das obras-primas do barroco mundial, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos foi inscrito no Livro do Tombo de Belas Artes, pelo Iphan, em 1939, e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, em dezembro de 1985. Situado em Minas Gerais, no município de Congonhas, o Santuário começou a ser construído na segunda metade do século XVIII. O conjunto edificado consiste em uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa monumental decorada com estátuas em pedra sabão, e capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, denominadas Passos, ilustrando a Via Crucis de Jesus Cristo.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/46/. Acesso em: 17 de abril de 2024. (Adaptado).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que sua inspiração é fortemente relacionada a exemplares portugueses como:
Assinale a alternativa que apresenta o recurso mineral MAIS abundante na região de Congonhas/MG e em sua área circundante, desempenhando um papel fundamental na economia local: