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Em relação à seleção e à organização dos conteúdos são feitas as seguintes afirmações:

I. Oconteúdo pode ser organizado no plano vertical (distribuído em séries) ou no plano horizontal (dentro de umamesma série).

II. Os conteúdos podem ser organizados pelo aspecto lógico (do professor) ou psicológico (do aluno).

III. Normalmente, o processo de organização dividirá um conteúdo em aula, esta aula em tópicos e estes tópicos emunidades.

IV. Selecionar conteúdos é definir o que será ensinado. Organizar conteúdos é dizer a forma como estes serão apresentados.

Estão corretas:
“Organizar os conteúdos é estruturar a sequência lógica em que eles serão apresentados ao aluno.” . (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 97)

Dessa forma, os conteúdos devem ser organizados, considerando-se três critérios. São eles:
O planejamento da prática pedagógica é uma operação mental que visa chegar a um plano. Assim, um plano de ensino bem construído deve prescindir de:
Segundo Jean Piaget (1970), Lev Semenovich Vygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática de montar os agrupamentos produtivos é muito significativa, pois a sala de aula é composta:
Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizer que agrupar os alunos deve ser uma ação intencional e planejada, baseada em três aspectos. São eles: