limpar filtros
Questões por página:
No conjunto de elementos Fe, Sn e I, tem-se:
De acordo com a posição dos elementos químicos na tabela periódica, em função das suas propriedades, constata-se que o metal mais ativo para reagir com a água, de forma até violenta, devido ao gás que se forma e que entra em combustão com o oxigênio do ar, é o
A posição dos elementos na tabela periódica se dá em função da ordem crescente dos números atômicos, em períodos e grupos e de acordo com a quantidade de camadas eletrônicas e a distribuição dos elétrons nos seus níveis de energia. As propriedades dos elementos se relacionam com as respectivas posições na tabela.

Levando em conta as posições num mesmo período ou num mesmo grupo, o
A dessalgação do petróleo é basicamente uma extração líquido-líquido. O processo consiste na lavagem do petróleo preaquecido (para aumentar sua fluidez) com água. O petróleo e a água são continuamente misturados para provocar o contato entre os dois. Em seguida, um campo elétrico é aplicado, por meio de um par de eletrodos, para provocar a coalescência das gotículas de água formando gotas maiores, que, por terem densidade maior, depositam-se no fundo da dessalgadora, carreando sais dissolvidos e sedimentos. O petróleo dessalgado segue seu fluxo para dentro da unidade de destilação enquanto a água é descartada.

Observe as afirmações a seguir referentes à eficiência da extração líquido-líquido.

I - A temperatura dos líquidos é um fator relevante.

II - O uso de extrações sequenciais com pequenos volumes de líquido extrator é melhor que uma única extração com volume grande de líquido extrator.

III - Os dois líquidos devem ser completamente miscíveis um no outro

IV - O coeficiente de partição deve indicar maior solubilidade do sal em um dos líquidos.

Está correto o que se afirma em
O urânio pode ser enriquecido em um processo no qual ele reage com flúor de modo a formar o gás UF6 . Por causa da pequena diferença nas massas molares, as velocidades de difusão do 235 UF6 e do 238 UF6 são ligeiramente diferentes e isso repercute na capacidade desses gases de passar por pequenos orifícios.

O processo de separação, que é baseado na difusão desses gases, à temperatura constante, ao longo de percurso contendo placas inertes com pequenos poros é a