limpar filtros
Questões por página:





A decomposição de uma onda compressional com energia de 1 unidade incide em uma superfície plana com uma inclinação θ da normal. Essa superfície separa duas camadas com velocidades e densidades distintas, como mostrado na Figura (1). Na Figura (2), verifica-se o espalhamento da energia de acordo com o ângulo de incidência θ.
Com respeito a essa distribuição de energia, analise as proposições abaixo.

I - A onda compressional de incidência normal não gera onda cisalhante.

II - A partir do ângulo θ = a, indicado na figura, de aproximadamente 38º, não há mais transmissão de energia de onda compressional para a segunda camada.

III - O ângulo crítico para a onda cisalhante refratada não é atingido entre os ângulos de 20o e 80o , pois sua energia não é zerada nesse intervalo.

É correto o que se apresenta em

Na superfície da Terra são instalados os sensores G1 e G2 alinhados com uma fonte de ondas compressionais S. O primeiro sensor, G1, está afastado da fonte a uma distância de x = 800 m. O segundo sensor é colocado a uma distância y = 250 m do primeiro, conforme ilustrado na figura acima. Os meios são homogêneos e separados por interface plana e paralela à superfície. V1 e V2 são as velocidades de propagação das ondas compressionais, respectivamente, nos meios 1 e 2. O tempo do sinal da fonte S até o sensor G1, pelo raio r1, é de t1 = 1 segundo; da fonte S até o sensor G1, pelo raio r2, é de t2 = 1,25 segundos; da fonte S até o sensor G2, pelo raio r3, é de t3 = 1,5 segundo; e θc é o ângulo crítico. Conclui-se que os valores das velocidades V1 e V2 e da profundidade D são, respectivamente, iguais a



Considere a lei de Ampère-Maxwell na sua forma usual, onde é a corrente de deslocamento e i é a corrente elétrica. As duas correntes estão representadas no capacitor, em regime de carregamento, da figura acima. A corrente é igual a


Duas regiões de um anel, de raio R e centro O, são carregadas de formas distintas e uniformes com cargas . A região carregada com a carga corresponde a 3/4 deste anel, e a região restante é carregada com a carga . Sabendo-se que a diferença de potencial entre os pontos O e P, em unidades do S.I., conforme indicados na figura acima, é de intensidade igual a
Analise as afirmativas a seguir.

I - Materiais diamagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético mais intenso para regiões de campo magnético menos intenso.

II - Materiais ferromagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético menos intenso para regiões de campo magnético mais intenso.

III - Materiais paramagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido contrário a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético mais intenso para regiões de campo magnético menos intenso.

IV - Materiais paramagnéticos imersos em campos magnéticos externos desenvolvem dipolo magnético alinhado em sentido contrário a este campo e tendem a migrar de regiões de campo magnético menos intenso para regiões de campo magnético mais intenso.

São corretas APENAS as afirmativas