limpar filtros
Questões por página:

A indústria petrolífera trabalha constantemente com escoamento e deformação de fluidos cujas características reológicas podem ser classificadas de diferentes maneiras, em função da taxa de cisalhamento a que ficam sujeitos nas várias operações em uma plataforma. Neste contexto, analise as afirmações a seguir.

I - Um fluido cuja viscosidade aumenta com a taxa de cisalhamento é chamado de pseudoplástico.
II - Se a viscosidade de um fluido for constante em certa faixa de taxa de cisalhamento, ele sempre se comportará como newtoniano para outras faixas de taxa cisalhante.
III - Existem fluidos que necessitam de uma tensão crítica para começar a escoar e, uma vez superada essa tensão crítica, ele escoa obedecendo ao modelo de Newton.
IV - Certos fluidos apresentam uma viscosidade constante para faixas de valores baixos e altos da taxa cisalhante e uma viscosidade decrescente para uma faixa intermediária de taxa de cisalhamento.
V - Fluidos tixotrópicos são aqueles que apresentam uma redução na viscosidade à medida que a taxa de cisalhamento aumenta.

Está correto APENAS o que se afirma em



O esquema acima representa um arranjo para transferência de uma solução aquosa (ρ = 1.000 kg/m3 ) de um tanque para outro, ambos a pressão atmosférica. A vazão necessária é de 20 m3 /h e, nessas condições, a perda de carga por atrito na tubulação é igual a 20% da carga de elevação. Com base nesses dados, pode(m) ser utilizada(s) a(s) bomba(s)

Considere (Cp) e (Cv) como as capacidades caloríficas molares, de um gás ideal, a pressão constante e volume constante, respectivamente, e (γ) como a razão entre estas capacidades caloríficas (γ = Cp/Cv). A equação que relaciona a pressão e o volume de um gás ideal em um processo adiabático reversível, quando estas capacidades caloríficas são constantes, é dada por

Considere 1 mol de um gás ideal passando por um processo mecanicamente reversível em um sistema fechado, de um estado inicial a uma temperatura T0 e a uma pressão P0 , até um estado final a uma temperatura T e a uma pressão P. Se (Cp) e (Cv) são as capacidades caloríficas molares deste gás, a pressão e volume constantes, respectivamente, e se R é a constante universal dos gases, a expressão para o cálculo da variação de entropia (ΔS) desse processo é

Uma máquina térmica é um dispositivo que opera segundo um ciclo térmodinâmico. O seu fluído de trabalho opera entre dois reservatórios de energia térmica, a saber:

• um reservatório quente (fonte quente), onde o fluído absorve uma quantidade de calor ;

• um reservatório frio (fonte fria), onde o fluido descarta uma quantidade de calor .

Se a quantidade de trabalho líquido produzida por esse fluído for igual a , então a eficiência térmica dessa máquina é dada por