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“Quando a gente compreende a educação como possibilidade, a gente descobre que a educação tem limites. É exatamente porque é limitável, ou limitada ideológica, econômica, social, política e culturalmente, que ela tem eficácia. Então, diria aos educadores que estão hoje com dezoito anos e que, portanto, vão entrar no outro século, no começo de sua vida criadora, que, mesmo reconhecendo que a educação do outro século não vai ser a chave da transformação do concreto para a recriação, a retomada da liberdade, mesmo que saibam que não é isso, estejam convencidos da eficácia da prática educativa como elemento fundamental no processo de resgate da liberdade.”

(Freire, P. A Educação na Cidade. São Paulo, ed. Cortez, 1991, pág. 91)

O texto apresenta

I. a educação nem redentora, nem somente reprodutora das desigualdades sociais e econômicas.
II. a compreensão de que é um equívoco decretar a educação como tendo apenas uma função de reprodução das questões da sociedade.
III. a educação formal ou não formal neutras em relação às questões econômicas, políticas, sociais e culturais.
IV. a prática educativa com poder limitado e indiferente aos problemas sociais e de futuro da educação.

Assinale

Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências
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