limpar filtros
Questões por página:

A ITIL é um conjunto de melhores práticas que vêm ao encontro do novo padrão imposto às áreas de TI, habilitando o incremento da maturidade de gerenciamento, propiciando a construção de um caminho entre os níveis “caótico” e o “valor”, em que é possível a demonstração de valor para a organização, conforme indicado na figura.



As referências ALFA, BETA e GAMA estão substituindo, respectivamente, os níveis denominados

Tendo por foco a 4ª edição do PMI/PMBOK, observe a figura associada ao gerenciamento de processos.



A figura refere-se aos processos do tipo de

A abordagem para a maximização do valor dos serviços de TI deve envolver a integração dos diferentes componentes de um serviço de TI entre si com os objetivos estratégicos fixados pela organização, conforme ilustrado na figura.



I, II e III referem-se, respectivamente, aos componentes

No que diz respeito à gestão, dentre os tipos de técnicas utilizadas na identificação de riscos, os diagramas de causa e efeito, cujo exemplo é mostrado na figura, apresentam a relação entre os efeitos dos problemas e suas respectivas causas e mostram as causas primárias ou secundárias possíveis para os problemas e os efeitos que cada solução proposta terá sobre eles. Observe.



Essa figura é também conhecida como diagrama de

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é uma ferramenta, um guia que permite à organização ganhar tempo quando da adoção de um modelo de governança, traz uma série de melhores práticas que o mercado consagrou e que possibilita mais rapidamente a adoção de um modelo de governança. O COBIT define a governança da TI como uma estrutura de relacionamentos entre processos para direcionar e controlar uma empresa de modo a atingir os objetivos corporativos. Nesse contexto, o COBIT trabalha com quatro domínios, que são