limpar filtros
Questões por página:
Considerando que os progressos no tratamento oncológico expuseram os pacientes a fatores de risco cardiovasculares e à quimioterapia com potencial de cardiotoxicidade, assinale a opção que apresenta medicação a qual, rotineiramente, não determina destruição celular (miócitos) irreversível.

Uma mulher de quarenta e quatro anos de idade com hábitos sedentários e hipertensão foi encaminhada para reavaliação da hipertensão arterial, uma vez que começou a apresentar refratariedade às três classes distintas de anti-hipertensivos em uso regular e nas doses máximas preconizadas (atenolol, anlodipino e enalapril). A paciente, no momento, encontra-se assintomática, com exame físico normal, exceto por apresentar níveis elevados da pressão arterial: 180 mmHg × 120 mmHg, e retinopatia hipertensiva incipiente. Os exames complementares realizados foram: sódio 142 mEq/L, potássio 3,1 mEq/L, ureia 22 mg/dL, creatinina 0,7 mg/dL, glicemia de jejum 73 mg/dL, colesterol total 170 mg/dL, triglicérides 136 mg/dL, ácido úrico 4,8 mg/dL. A análise da urina e o eletrocardiograma foram normais.

Considerando o caso clínico acima, assinale a opção que apresenta o exame complementar mais indicado para elucidação diagnóstica.

A respeito de pacientes que apresentam anemia falciforme e níveis significativamente baixos de hemoglobina, assinale a opção que apresenta as alterações mais frequentemente encontradas nesses pacientes.

Um homem de trinta e seis anos de idade relatou que, havia cinco meses, apresentava quadro de lombalgia que não era aliviada pelo repouso, mas que melhorava com exercício. Ao exame físico, apresentou limitação da coluna lombar. A avaliação laboratorial mostrou HLA-B27 positivo e PCR elevada. A radiografia revelou sacroileíte bilateral de grau 3.

Com base na situação clínica acima, assinale a opção que apresenta a alteração cardiológica mais provável.

Quanto à fisiologia do exercício, assinale a opção correta.