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Artigos perigosos podem ser transportados em aeronaves pequenas, com peso máximo de decolagem aprovado igual ou inferior a 5.670 kg (12.500 lb), desde que os passageiros da aeronave estejam de posse de instruções escritas a respeito das características e do manuseio apropriado dos produtos transportados.
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Antes de operar aeronave com combinação aeronave-carga que difira substancialmente de qualquer outra combinação anteriormente transportada pelo tipo de aeronave, o piloto deve proceder a diversas verificações operacionais de voo, entre as quais se inclui a verificação, em voo à frente, das oscilações perigosas da carga externa. Tal verificação poderá ser feita por outro tripulante ou pessoal de terra e informada ao piloto caso este não consiga visualizar a carga.
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As abreviações ACC, APP, ATZ e AFIS, de acordo com o disposto na ICA 100-12, correspondem, respectivamente, a Centro de Controle de área, Controle de Aproximação, Zona de Tráfego de Aeródromo e Serviço de Informação de Voo.
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Considerando-se o exemplo abaixo, extraído do ROTAER, é correto afirmar que o número 78 presente na inscrição (4000X45 CONC 78/R/A/W/T L14A,15, 19A, 20A(2)) corresponde ao PCN da pista 10-28 do Aeroporto Antônio Carlos Jobim.


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Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade.