limpar filtros
Questões por página:

Para diversos autores, as metas estratégicas da organização, também denominadas metas oficiais, devem ser explicitadas de forma a resguardar a legitimidade de sua atuação frente aos públicos interno e externo, apresentando a racionalidade que será seguida pela organização em sua atuação futura. Sobre metas estratégicas, avalie as características abaixo.

I - Representam desafios à organização, mas são realistas.
II - Abrangem um período de tempo claramente definido.
III - Definem, explicitamente, as responsabilidades pela condução das ações para alcance da meta.
IV - Cobrem áreas-chave de resultado.
V - Quantificam os recursos necessários à sua realização.

Estão corretas APENAS as características

No planejamento estratégico do Banco Central do Brasil, a autarquia declara que deve "assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente". Considerando os elementos típicos de um processo de planejamento estratégico, essa declaração está associada à(ao)

Para o especialista em qualidade W. Edwards Deming, "não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia". Medir, portanto, é uma necessidade fundamental à gestão e envolve a definição adequada de um conjunto de indicadores de desempenho no planejamento estratégico. Entretanto, exige, inicialmente, a compreensão clara da estratégia da organização e de questões-chave que garantam o seu sucesso. Em uma organização voltada ao apoio à criança e ao adolescente, é indicador de desempenho
Um modelo bastante difundido atualmente na formulação de estratégias é o denominado Balanced Scorecard ou Escore Balanceado, que se baseia no desdobramento da visão de futuro em torno de dimensões equilibradas, podendo essas dimensões ser alteradas para contemplar as características de organizações privadas, públicas ou do terceiro setor. O Balanced Scorecard inova por apresentar um(a)

Dentre diversas mudanças, a passagem da era industrial para a era da informação e do conhecimento mostrou também a insuficiência dos indicadores financeiros no gerenciamento empresarial. Compreender o resultado e os avanços da organização exige um conjunto mais amplo de indicadores de desempenho, relacionado às demais etapas do plano estratégico, capaz de retratar as diversas prioridades da organização e de produzir informações mais abrangentes para a ação gerencial. Sobre as características e a natureza de indicadores e elementos vinculados à formulação do plano estratégico, relacione os conceitos apresentados na 1º coluna às definições correspondentes na 2º coluna.

I - Eficiência
II - Eficácia
III - Meta estratégica
IV - Objetivo estratégico

P - Medida da capacidade de continuidade dos efeitos benéficos alcançados por uma dada estratégia
Q - Medida da relação entre as saídas (resultados) e os objetivos e metas definidas
R - O que deve ser alcançado e que é crítico para o sucesso da organização
S - Relação entre as saídas (resultados) e entradas (recursos) de um sistema ou processo
T - Nível de desempenho ou taxa de melhorias necessárias para o sucesso da estratégia

A relação correta é: