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Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.
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Em caso de publicação de matéria jornalística danosa à reputação de uma empresa ou organização, não se deve procurar o repórter para que ele, autor da reportagem, providencie os esclarecimentos. Nesse caso, a melhor opção é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, além da reivindicação de matéria reparadora sobre o fato.
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Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.
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Um erro elementar diante de uma investigação jornalística é deixar o jornalista sem retorno das informações solicitadas, quando há interesse por matéria de caráter negativo. Além de oportunizar a divulgação da matéria sem esclarecimentos a respeito do que se publica, possibilitando a alegação por parte do jornalista de que não obteve resposta ao procurar a organização responsável, torna-se mais complexo corrigir informações após a publicação.
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Não se considera tempo perdido se parte do que foi informado e declarado em uma entrevista não sair publicado ou mesmo se nada houver para ser recolhido pelo clipping posterior a ela.