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O ato de prestar contas ao público por meio da mídia, e não apenas por meio da forma contábil, tem incorporado o princípio de accountability às estratégias de comunicação organizacional.
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O agendamento prévio de acontecimentos, definidor primário do que deve ser noticiado, constitui uma das estratégias da esfera político-institucional para manter a imprensa atenta e interessada nas pautas da instituição.
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O jornalismo institucional, como subgênero da comunicação organizacional, originou-se de patrocínios de órgãos públicos e transformou, posteriormente, em jornalismo especializado.
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A partir da década de 90 do século passado, os movimentos sociais e as ONG começaram a produzir subsídios e criar distinções, equiparando repórteres e editores a stakeholders organizacionais.
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Com a regulamentação do texto constitucional de 1988, por meio de lei complementar em vigor, o Brasil equiparou-se aos países de tradição democrática no que se refere aos mecanismos de transparência, entre eles o de acesso às informações públicas nos moldes dos Freedom of Information Acts e das Sunshine Laws adotados em várias nações.