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O agenciamento de notícias no âmbito dos sistemas de comunicação social dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fortalece, no cenário brasileiro da comunicação organizacional, um fenômeno atualmente denominado jornalismo corporativo ou mídia das fontes.
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A CF estabelece que a comunicação social dos poderes públicos deve reger-se pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; pelo veto à promoção midiática de autoridades com recursos do Tesouro; e pelo direito do cidadão de receber informações de interesse particular, coletivo ou geral dos órgãos públicos.
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Segundo o paradigma sociocêntrico, a mídia e o jornalismo são protagonistas da sociedade civil, afirmando-se como um centro de poder, capaz de sustentar uma indústria da consciência.
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Uma das tendências das pesquisas em jornalismo no Brasil identificou um deslocamento do foco da mídia como ator hegemônico para o das relações sociais, considerado tanto um espaço de contradições quanto de negociações.
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A crítica dos pesquisadores da área de comunicação social ao paradigma midiacêntrico está relacionada ao reconhecimento de que há limites para a atuação da mídia e do jornalismo, não mais absolutos como sistema de hegemonia ideológica e cultural.