limpar filtros
Questões por página:
Questão Anulada
Embora a administração seja uma prática muito antiga, sua abordagem como ciência teve início com o desenvolvimento das teorias da administração cujos precursores foram Taylor e Fayol, com a Administração Científica e a Teoria Clássica, respectivamente. Ambas desenvolveram uma abordagem mecanicista.

A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.

I - A Teoria Clássica afirma que a empresa é um sistema aberto em constante interação com o ambiente externo.

II - A Administração Científica é baseada na relação organização formal e organização informal.

III - A Teoria Clássica se caracteriza pela ênfase na tarefa, utilizando princípios como divisão do trabalho e unidade de comando e direção.

IV - A Abordagem Mecanicista tem os métodos de trabalho como preocupação básica do administrador.

São corretas APENAS as afirmativas
Uma empresa possui 10.000 SKU em seu estoque. Sua operação de armazenagem envolve muitos funcionários e apresenta um alto custo unitário, razão pela qual a empresa contratou uma consultoria de gestão de estoques. Sabe-se que a empresa aplica algumas técnicas em seu dia a dia, tais como a classificação ABC, a classificação XYZ, lotes econômicos de compra, disparo automático de pedidos para fornecedores, dentre outras técnicas. A consultoria levantou algumas dessas práticas de gestão e precisa gerar recomendações de melhoria.

Dentre as práticas de gestão de estoques praticados pela empresa, abaixo listadas, a única que precisa ser melhorada é:
A gestão integrada da cadeia de suprimentos traz grandes desafios aos gestores atuais. As decisões tomadas para melhorar um elo da cadeia afetam todos os demais elos. A preocupação com os custos funcionais, ou seja, de cada etapa da cadeia, ainda existe nas estruturas departamentalizadas, mas a necessidade de entender os trade-offs e reduzir o custo logístico total nunca foi tão importante.

Dentre os trade-offs típicos existentes em cadeias de suprimentos apresentados a seguir, na forma de “ação” e “consequência”*, a única relação “ação-consequência” que NÃO corresponde a um trade-off logístico típico é
*Assumir quantidade de produtos expedidos constante

O diretor de operações de uma empresa industrial está estudando a expansão da capacidade produtiva. A planta em estudo atenderá exclusivamente às necessidades de produção de um novo produto. Foram analisadas 5 plantas industriais que podem ser adquiridas para abrigar a nova produção. Após apurar todos os custos envolvidos, chegou-se à equação de Custo Total anual de produção (em milhares de reais) de cada planta industrial, em função da quantidade anual produzida, conforme o gráfico abaixo. Cada planta industrial é representada por letras e números. Todas as plantas em estudo atendem igualmente aos critérios técnicos e de qualidade exigidos.



Se a projeção de demanda anual para os próximos 5 anos oscila entre 6.000 e 8.000 unidades, com 95% de certeza segundo especialistas, o diretor deve optar pela planta industrial

O arranjo físico de uma fábrica é consequência da tipologia do processo do produto e determina o fluxo dos materiais, impactando diretamente no custo do produto fabricado.

Com relação ao arranjo físico posicional, analise as afirmativas a seguir.

I - O custo unitário do produto é o menor dentre todos os arranjos físicos.

II - O arranjo físico posicional é apropriado para processos de produção em massa e alta variabilidade.

III - O produto final é posicionado em esteiras de rolagem, sofrendo alterações de máquinas e equipamentos fixos e estáticos.

IV - O arranjo físico posicional apresenta grande complexidade na programação dos recursos no tempo e organização logística do canteiro de obras.

É verdadeiro APENAS o que se afirma em